quinta-feira, setembro 30, 2010

Palestra: Educação, Desenvolvimento e Sustentabilidade PARTE 1

Palestra que traz para docentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental uma excelente reflexão acerca do que se comprende por Educação Ambiental, como melhor enfocar e integrar meio ambiente e crianças, sem utilizar a visão catastrófica, que mais assusta e imobiliza do que conscientiza. Simples: promover atividades educacionais integrando a criança a vida, oferecendo experiências e contatos com as multi relações e interações entre diferentes espécies e em diferentes ecossistemas, fazendo-as perceber que tudo é meio ambiente..

Vale assistir!

TEDxSudeste - Andre Trigueiro - Repensar o Consumo

Informativo Apoema Nº 76.

Bom dia!

Já está à disposição o Informativo Apoema Nº 76.

A edição trata sobre a importância da Educação Ambiental para a sustentabilidade, apresenta algumas curiosidades e informações sobre árvores, florestas, sementes, alimentos e sugere dois livros sobre animais. Bom proveito a todos e até semana que vem!
http://www.apoema.com.br/informe_apoema76.pdf

Todas as edições:


Abraços,

Alice e Bere Adams.
http://www.apoema.com.br/


Endereços de e-mail do grupo que recebe o informativo por correio eletrônico:

Link relacionado: http://www.apoema.com.br/
Enviar mensagem: informativo_apoema@yahoogrupos.com.br
Entrar no grupo: informativo_apoema-subscribe@yahoogrupos.com.br
Sair do grupo: informativo_apoema-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
Proprietário da lista: informativo_apoema-owner@yahoogrupos.com.br
Endereço do grupo

http://br.groups.yahoo.com/group/informativo_apoema/

Divulgando Mobilização: CARVÃO EM VIAMÃO! NÃO!

No dia 04 de outubro, as 14h será decidido o futuro da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande. Por mais de 20 anos, a luta foi pela efetivação da APA. Este ano demos um importante passo, com a consolidação do seu Conselho Gestor. Porém, sem ainda criação do Plano de Manejo, as empresas COPELMI Mineração Ltda. e Mineração Sul Brasil Ltda. entraram com solicitação para extração de carvão mineral a céu aberto em área da APA. Quem decidirá o futuro desta importante unidade de conservação é o Conselho Gestor e a Secretaria do Meio Ambiente.
Convocamos a todos para, no dia 04/10, as 14h protestarem em frente a SEMA (Carlos Chagas, 55) contra a MINERAÇÃO DE CARVÃO NA APA DO BANHADO GRANDE!

CARVÃO EM VIAMÃO! NÃO!

PARTICIPE, APÓIE, MOBILIZE-SE!!!


ASSINE: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/7048


Jorge Amaro de Souza Borges
Site: www.jorgeamaro.com.br
Blog: www.vhecologia.blogspot.com
Twitter: @dica_ecologica
@jorge_amaro
MSN: ekimose13@hotmail.com
(51) 96128261

quarta-feira, setembro 29, 2010

ACTA - SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR!

Os governos mais ricos do mundo estão negociando esta semana um acordo secreto que poderá restringir a comercialização de medicamentos genéricos essenciais. Milhões de pessoas pobres dependem destes medicamentos para tratar doenças como a malária e o HIV. Se o acordo for adiante, muitas pessoas não terão mais acesso a remédios de baixo custo, colocando milhões de vidas em risco.


Um dos principais alvos deste tratado é o Brasil, que está sendo intencionalmente excluído do processo, junto com a China e a Índia. O tratado deverá definir regras para vários assuntos como transgênicos, a Internet e medicamentos. Os países responsáveis estão se apressando para fechar um acordo antes que haja uma revolta da opinião pública, mas as notícias sobre o tratado vazaram e a oposição está crescendo.

As nossas vozes podem trazer este absurdo à tona. A pressão popular já conseguiu parar negociações comerciais injustas antes. Agora podemos novamente garantir que nenhum acordo injusto seja assinado em reuniões fechadas. Assine a petição agora por um processo aberto e justiça para medicamentos genéricos – a Avaaz e parceiros irão entregar a petição semana que vem nas negociações em Tóquio. Assine e divulgue:

http://www.avaaz.org/po/acta/?vl

O chamado ACTA, Acordo Comercial Anti Falsificações, foi intencionalmente mantido fora dos holofotes públicos. Mas agora ele vazou e defensores da saúde pública e da liberdade na Internet estão soando o alarme. Nas últimas semanas a China, Índia e o Parlamento Europeu começaram a criticar o acordo.

O acordo proposto é bem preocupante, mas a sua parte mais absurda se refere aos genéricos. O ACTA trataria muitos medicamentos “genéricos” e "falsificados" de forma idêntica, sujeitando os genéricos às mesmas táticas de “apreensão e destruição” aplicadas aos medicamentos falsificados.

Gigantes da indústria farmacêutica afirmam que isto é necessário para proteger os consumidores - mas eles mesmos vendem versões genéricas de medicamentos cujas patentes expiraram. Os medicamentos genéricos, que são muitas vezes 90% mais baratos, não são inerentemente mais ou menos seguros do que os medicamentos de marca. O que está em jogo é o lucro das empresas farmacêuticas versus a vida das pessoas pobres.

A mobilização popular em massa já conseguiu interromper ações similares de grandes empresas farmacêuticas e governos ricos. Não vamos deixar alguns países decidir o destino de milhões de vidas em acordos secretos - assine a petição e divulgue:

http://www.avaaz.org/po/acta/?vl

Receber tratamento quando estamos doentes é algo fundamental para todos nós. A nossa mobilização esta semana pode garantir que os mais necessitados continuem tendo acesso a medicamentos essenciais. Juntos nós podemos começar a construir um futuro em que cada um de nós poderá superar doenças e permanecer saudável.


Com a esperança de um mundo melhor,

Ben, Alex, David, Maria Paz, Iain e toda a equipe Avaaz

P.S Atualização Ficha Limpa: Com o impasse do Supremo Tribunal Federal, a Lei Ficha Limpa continua em efeito para as eleições.


Leia mais sobre o ACTA:

A luta entre ricos e pobres em torno da propriedade intelectual:

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16757

Como o ACTA ameaça nossa liberdade:

http://www.outraspalavras.net/?p=921

ACTA: o tratado anti-pirataria que a Casa Branca não quer que o público conheça:

http://remixtures.com/2009/10/acta-o-tratado-anti-pirataria-que-a-casa-branca-nao-quer-que-o-publico-conhececa/


Países não se entendem sobre lei supranacional de repressão à pirataria:

http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/02/25/paises-nao-se-entendem-sobre-lei-supranacional-de-repressao-a-pirataria/



ACTA - SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR!

segunda-feira, setembro 27, 2010

Divulgando - BOLETIM REASUL - ESPECIAL IV CPEASUL

BOLETIM REASUL - ESPECIAL IV CPEASUL



Car@s leitores desse Boletim

Iniciamos nessa quinta o IV CPEASul e Encontro da REASul e temos muito para celebrar, além dos 10 anos do nosso Programa de Mestrado em Educação da Univali e do lançamento do livro "Sustentabilidades em Diálogos".


Um outro grande motivo é o lançamento da edição especial da Revista da REMEA - FURG, que mais uma vez edita os artigos dos Grupos de Trabalho dessa IV edição do CPEASul.

O link para acesso é o seguinte:


http://www.remea.furg.br/indvolesp2010.php



Antonio Fernando S. Guerra
Secretaria Executiva da REASul
secreasul@univali.br

Divulgando 15º PRÊMIO FORD DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

A Ford utiliza as melhores práticas de gestão ambiental em suas fábricas. Mas não para por aí. Investe também no reconhecimento de ações que fazem a diferença em pequenas comunidades ou em grandes cidades, nas florestas ou no meio urbano, além de valorizar iniciativas simples de indivíduos que, como nós, buscam a redução do impacto no meio ambiente sabem o significado da palavra sustentabilidade.


Foi por esse motivo que há 15 anos a Ford trouxe para o Brasil o Prêmio Ford de Conservação Ambiental. Lançada por aqui em 1996, a premiação – que tem DNA internacional – tem como objetivo reconhecer os projetos e as ações que se destacam na conservação da biodiversidade e promoção do desenvolvimento sustentável.

Nos últimos quatorze anos a Ford premiou 65 personalidades e entidades dedicadas às causas ambientais, somando cerca de 1,8 mil projetos inscritos, provenientes de todas as regiões do Brasil.

Entre os premiados, figuram os ambientalistas Niéde Guidón; Ibsen de Gusmão Câmara; Alceo Magnanini; Paulo Nogueira-Neto; a antropóloga Mary Helena Allegretti, além de entidades como o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia; o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão; a Renctas - Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens; a Comissão Pró-Índio do Acre; o Programa Globo Ecologia e a TV Cultura.

De um tempo para cá a Ford iniciou um trabalho de aproximar ainda mais o Prêmio Ford de seus negócios. Em 2008, lançou a categoria Fornecedor e neste ano traz mais uma novidade: a categoria Distribuidor.

O objetivo da Ford com mais essa iniciativa é envolver cada vez mais os elos de sua cadeia de relacionamento, impactando mais de perto seus negócios e levar o resultado mais perto de seu cliente final.

As categorias do Prêmio Ford de Conservação Ambiental são as seguintes:


- Ciências e Formação de Recursos Humanos

- Conquista Individual

- Meio Ambiente nas Escolas

- Negócios em Conservação

- Fornecedor

- Distribuidor

Conheça mais detalhes da premiação lendo o Regulamento.


15º PRÊMIO FORD DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

domingo, setembro 26, 2010

Divulgando: SHOW DO PLANETA

O SHOW DO PLANETA PROPÕE UM MOVIMENTO SOCIAL E TEM COMO TEMA CENTRAL A INSUSTENTABILIDADE NO MUNDO

“Hoje o dia está apenas com febre. Faz calor no mundo. O aquecimento é global. Buscando derreter os pólos em busca da união de todos. Seremos todos seres aquáticos como pregavam as escrituras, mas não haverá vagas para as aulas de natação”. Muito ouve-se falar sobre salvar o planeta, mas o que as pessoas tem feito de prático para modificar seus universos? Com o intuito de trabalhar a consciência da real sustentabilidade, Flávio Basset apresenta o show do planeta, um projeto que encabeça um movimento justo para a sociedade e para a música popular deste novo período. “Não somos ativistas, somos ativadores, a mídia do planeta”, conta Basset, vocalista e idealizador do projeto. A abordagem é direta e a discussão é sobre a insustentabilidade, sem eufemismos ou maquiagem. “Precisa existir um parâmetro entre o que é feio ou bonito, justo ou descabido, para que possamos ter acesso à real consciência dos impactos que promovemos em nossos ambientes” conta Flávio. “Nossa idéia é ‘eletrocutar’ o julgamento que as pessoas tem das suas próprias certezas, promover o auto-questionamento e um certo constrangimento por algumas atitudes próprias. Não queremos enaltecer o belo, mas questionar o feio ou a referência que as pessoas tem da sujeira. Para nós, atitudes como a covardia ou a violência contra mulheres e crianças, o descaso por educação e até preconceitos e psiquismos, compõe esta catástrofe”, comenta. Na música “A Moldura da paisagem”, uma das faixas que compõe o disco “A Incrível Estória da Cabeça Sem Mula”, o grupo defende: “É tanta tragédia, é tanta vingança, é tanto desgosto no ar. É tanta derrota, é tanta tristeza, é tanto de mim pra mudar”. “Devemos tratar as relações interpessoais e à partir disso, mostrar que toda cura surge em decorrência da educação e da boa relação entre as pessoas”, afirma Basset.

O Show do Planeta nasceu pela insistência de Flávio Basset, que é acompanhado no palco por Diogo Carvalho, Leonardo Padovani, Estevão Lyra, Nanda Mazza, Bolão, Fábio Cadore, Daniel Dauszig e Ronaldo Cordas. Indigestos com a violência colecionada, buscamos neste trabalho, uma forma de unir pessoas com propósitos comuns. “Se todos se derem as mãos, quem puxará a arma?”, comentam. Os integrantes sobem ao palco vestidos de lixeiros, como forma de reconhecimento a mais marginalizada categoria de trabalhadores brasileiros e tão necessária para a higiene de toda a sociedade. Para conhecer o Show do Planeta acesse o site www.showdoplaneta.com.br.

www.showdoplaneta.com.br

Além de informações sobre o show, é possível baixar gratuitamente o CD “A Incrível Estória da Cabeça sem Mula” e o encarte para impressão.

A INCRÍVEL ESTÓRIA DA CABEÇA SEM A MULA

A Incrível Estória da Cabeça Sem Mula é o primeiro registro musical do projeto O Show do Planeta. Com 16 músicas em seu repertório, o trabalho busca explorar a diversidade de ritmos, a pluralidade de elementos e a fusão de timbres, o que faz deste um disco inovador. “Misturamos elementos do rock, da MPB, dos ritmos regionais, do samba em suas diferentes leituras, da música latina e muito do erudito”, conta Diogo Carvalho que contribuiu com os arranjos em grande parte das canções.

Destacam-se no trabalho as músicas O sonho da poça d’água, 20:79, Fazendo corpo mole, Canção de Amor ao Ser e as instrumentais Cataclisma, O jardim de Concreto e Rascunho para o Silêncio. Esta última, para o grupo, é uma das mais importantes, pois convida as pessoas a refletirem sobre tudo o que acabaram de ouvir.
CONTATO

Flávio Basset – O Show do Planeta

(11) 8383.3495

flavio@showdoplaneta.com.br

http://www.showdoplaneta.com.br/

sexta-feira, setembro 24, 2010

Sobre promessas e campanha eleitoral

Sobre promessas e campanha eleitoral

Política é um tema que normalmente evito, mas ando com esse assunto como uma pulga atrás da orelha. Nesta semana que passou tivemos o Dia Mundial sem Carros, e o resultado foi considerado um fracasso, além disso, passaram duas carreatas de campanha política por aqui.

Hoje, neste momento passa um carro de som com campanha eleitoral e só consigo perceber um barulho irritante. Será que vale sair pela cidade poluindo o ambiente de som e de promessas que na maioria não serão cumpridas? Promessas, outro ponto que a “pulguinha” volta a cutucar. Historicamente vemos sair governos que não cumpriram promessas. E nem por isso sentem vergonha, impressionante. Prometem que farão e acontecerão, e depois de eleitos dizem: “As condições nas quais encontrei os cofres do governo não me permitiram realizar o que eu tanto desejava”. Não compreendo uma política embasada em promessas que já sabemos, de antemão, que não serão efetivadas.

E o que dizer dos inúmeros projetos que são largados às traças quando os atores do governo mudam. É o investimento do nosso dinheiro indo por água abaixo quando programas são descontinuados. Todos reinventam a roda. As promessas deveriam partir do que está em andamento, possibilitando a continuidade do processo de construção do País, ao invés de cada governo desconsiderar o que foi construído para começar “algo novo”. Isto, em setores de produção, se chama “retrabalho”, ou seja, desperdício de tempo, dinheiro, mão de obra, material.

É também nesse período quando mais ouvimos falar dos excluídos, e que depois, no novo governo estabelecido, voltam a seus patamares mais excluídos ainda.

Lamentavelmente vemos perpetuar um sistema eleitoral que apresenta candidatos, com raras exceções, que só querem usar o poder público em seu favor, ridicularizando um povo sofrido e calejado. A campanha eleitoral virou gozação e desperdício de dinheiro. Duvida? Vá até o YouTube, na Internet, e procure vídeos sobre horário político.

Pelo menos os humoristas do País têm tido muito assunto para fazerem o povo rir de suas escolhas mal feitas.

Pergunta-se aos mais esclarecidos: “Em quem você vai votar?”. E recebemos como resposta: “Vou votar no 'menos pior'”. Que venham os “menos piores”, então, para nosso consolo!


Bere Adams
Fonte: Informativo Apoema 75 (SET/2010)

quinta-feira, setembro 23, 2010

I Fórum de EA em Santo André/SP

1° Encontro Interinstitucional de Ciência e Tecnologia de Uberaba

1° Encontro Interinstitucional de Ciência e Tecnologia de Uberaba

14/9/2010

Existe hoje uma crescente preocupação em associar crescimento econômico à proteção ambiental, à preservação da vida no Planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. A partir daí nasce à proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2010, coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, da qual o tema principal é “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Isso significa fazer com que Ciência e a Tecnologia sejam fatores essenciais para um desenvolvimento com qualidade, que conjugue suas vertentes social, econômica e ambiental.

O desenvolvimento da SNCT ocorre em diversas instituições e abordam as mais variadas ações em todo o país. Nesse contexto Uberaba não podia ficar de fora, somos uma população de 296.261 habitantes, contamos com um dos maiores pólos industriais do Brasil, um pólo educacional com universidades e faculdades de renome e qualidade, dotadas de infra-estrutura privilegiada que abrigam centros de pesquisas e extensão para uma excelente formação profissional.

Para valorizar essa qualidade o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (IADES), a Faculdade Talentos Humanos (FACTHUS), a Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba (IFTM), a Universidade de Uberaba (UNIUBE) e demais parceiros se uniram para promover o 1° Encontro Interinstitucional de Ciência e Tecnologia de Uberaba, um momento interinstitucional de debate, conhecimento, aprendizagem e troca de experiências com foco nas tecnologias ambientais e na educação ambiental.

Toda a sociedade está convidada para participar é o momento vital para refletir sobre o impacto das ações antrópicas no meio ambiente e ir em busca de uma mudança de paradigma, onde as pessoas passam a ser agentes transformadores e multiplicadores de ações sustentáveis.

Objetivo

Criar um espaço interinstitucional de discussão sobre a gestão socioambiental e o desenvolvimento científico-tecnológico sustentável e oportunizar a troca de experiências entre instituições públicas, privadas e do terceiro setor em busca da efetivação e fortalecimento das políticas públicas de Uberaba e região.


Público alvo

Estudantes, pesquisadores, professores e profissionais da área ambiental, social, tecnologia e correlatas, entidades de ensino e pesquisa, tecnologias e equipamentos, órgãos governamentais e não governamentais, empresas e demais interessados na questão ambiental e na melhoria da qualidade de vida da população.

Data, local e horário

O 1° Encontro Interinstitucional de Ciência e Tecnologia de Uberaba acontecerá nos dias 06, 07, 08 de outubro das 19h às 22h no Tatersal da ABCZ no Parque Fernando Costa e no dia 09 de outubro, das 08h às 18h, nas faculdades e universidades parceiras. A entrada é franca, com disponibilidade de 300 vagas.

Inscrições - no site

Para apresentação de trabalhos acadêmicos: Download das Normas e Regulamento - no site.


Realização e organização

· Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (IADES);
· Faculdade Talentos Humanos (FACTHUS) – Curso de Engenharia Ambiental
· Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU) – Curso de Agronomia
· Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba (IFTM) – Cursos de Tecnologia e pós-graduação em Gestão Ambiental;
· Universidade de Uberaba (UNIUBE) – Cursos de Engenharia Ambiental e pós-graduação em Gestão Ambiental.

Apoio

· Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba
· Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) – Regional Vale do Rio Grande
· Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ
· Agronelli Indústria e Comércio de Insumos Agropecuários

Apoema divulgando

Correios lançam selo da Biodiversidade na Bionat Expo


O lançamento nacional do selo da Biodiversidade, pelos Correios, será realizado nesta sexta-feira (24/09), às 19h, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. A ação marca a abertura oficial da Bionat Expo - evento que reunirá 64 expositores e 39 oficinas gratuitas com foco em sustentabilidade.



Selo divulga Ano Internacional da Biodiversidade

O selo é composto por duas unidades, formando um bloco, e tem por objetivo divulgar o Ano Internacional da Biodiversidade (2010), instituído pela Assembléia Geral das Nações Unidas. No selo da esquerda, é mostrado o tomate (Lycopersicon esculentum), fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum), um dos mais populares vegetais, de produção orgânica. No selo da direita, um canteiro orgânico de verduras folhosas. Acima, na composição do bloco, a logomarca da Exposição Mundial de Filatelia – Portugal 2010 e a logomarca do Ano Internacional da Biodiversidade, que apresenta três componentes fundamentais: o ano 2010 e os outros elementos iconográficos, que simbolizam a biodiversidade (peixes, ondas, um flamingo, o ser humano – um adulto e uma criança, e uma árvore) e, abaixo, o título “2010 Ano Internacional da Biodiversidade”. Foram utilizadas as técnicas de pintura a guache e computação gráfica para sua criação. O selo da Biodiversidade passará a será utilizado em todas as agências dos Correios do Brasil em algumas semanas.



Serviço

 O quê – Lançamento Bionat Expo 2010

 Quando - De 24/09 (sexta), às 19h

 Onde - Usina do Gasômetro, em Porto Alegre – RS

 Informações - www.bionatexpo.com.br



Programação

 Bionat Gourmet - Espaço para oficinas, degustação e encontros gastronômicos para quem quer aprender a cozinhar com aproveitamento completo dos alimentos, ressaltando sabores e aromas;

 Espaço Vida Sustentável - Programas, produtos, tecnologias e inovações ambientais sustentáveis;

 Exposições socioambientais - Fotografias, instalações, desenhos e apresentação de vídeos.

 Feira de Fitoterápicos, Plantas Bioativas e Produtos Orgânicos - Estandes com informações, produtos e serviços de diversas localidades do Brasil;

 Mostra de Turismo Agroecológico e Rural - Roteiros, agentes e possibilidades;

 Oficinas de Educação Ambiental - Oportunidade para aprender boas práticas em áreas como bioconstrução, comércio justo e solidário, compostagem e uso de plantas medicinais;

 Painéis - Pauta com temas relevantes tratada por especialistas e intelectuais de prestígio;



Sobre a Bionat Expo

A Bionat Expo é um evento anual, multidisciplinar e dedicado a cadeia produtiva da sustentabilidade. Foi criado em 2008 para atender a demanda de produtores orgânicos do Rio Grande do Sul no sentido de fomentar e promover o setor. Sua ampla e diversificada programação oportuniza o debate e a troca de conhecimento entre expositores, visitantes, facilitadores e consumidores.

terça-feira, setembro 21, 2010

Das Vantagens de Ser Bobo - Clarice Lispector

Narração maravilhosa de Aracy Balabanian do texto !Das Vantagens de Ser Bobo" da eterna Clarice Linspector!

terça-feira, setembro 14, 2010

Receitas com aproveitamento de cascas e "sobras" de alimentos

Receitas gostosas para evitar o desperdício
Bere Adams

A realidade atual nos mostra que o desperdício, além de ser honeroso, é um desrespeito para com a vida. 

De acordo com  a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), "o número de famintos no ano de 2010 será de 925 milhões, redução de 9,6% em relação a 2009, quando foi superada a barreira de 1 bilhão. A informação foi divulgada nesta terça-feira (14/09). Em relatório apresentado em sua sede, em Roma, a agência estabelece que a redução no número de famintos é consequência de uma melhoria no contexto econômico em 2010 e à diminuição dos preços dos alimentos desde 2008 (quando alcançaram seu pico mais alto)".

Mas, apesar do índice da fome baixar, pela primeira vez, em 15 anos, ainda vivemos uma situação vergonhosa e desumana, e o mínimo que podemos fazer é evitarmos o desperdício em nossa alimentação, bem como o exagero na forma como consumimos.

Segue, abaixo, uma relação de receitas já publicadas no site do Projeto Apoema - lá você encontra a fonte original - para compartilhá-las pelo blog. Façam bom proveito!




KRI-KRI DE LARANJA (TANGERINA, LIMÃO)


Ingredientes:
cascas de laranja
açúcar a gosto
farelo de trigo torrado 2,00 colheres ( sopa )
MODO DE PREPARO:
Cortar as cascas de laranja em tirinhas de meio centímetro. Trocar de água até perder o amargo. Colocar uma medida de cascas de laranja, bem enxutas, para 1/2 medida de açúcar. Levar ao fogo, mexendo sempre. Quando começar a engrossar a calda, acrescentar o farelo e continuar a mexer até açucarar. Guardar em latas.

DOCE DE CASCAS DE MAMÃO

Ingredientes:

cascas de mamões maduros
mamões bem lavados
açúcar

MODO DE PREPARO:
Deixe de molho na água as cascas dos mamões de um dia para outro.

Pique-as, coloque-as numa panela e deixe ferver, acrescentando as cascas sempre que levantar fervura. troque a água a cada fervura. Na quarta vez, deixe cozinhar por dez minutos. Deixe esfriar, bata no liquidificador adicionando uma xícara ( chá ) de água e passe por peneira. Leve ao fogo com açúcar até dar o ponto ( quando desprender do fundo da panela).

BOLINHOS DE TALOS FOLHAS OU CASCAS

Ingredientes:

1 xícara (chá) de talos, folhas ou cascas bem lavadas e picadas.
2 ovos.
5 colheres (sopa) de farinha de trigo.
½ cebola picada.
2 colheres (sopa) de água.
Sal a gosto.
Óleo para fritar.
MODO DE PREPARO:

Bata bem o ovo e misture o restante dos ingredientes. Frite os bolinhos às colheradas em óleo quente. Escorra em papel absorvente. Prepare: com talos de acelga, couve, agrião, brócolis, couve-flor, etc.; folhas de cenoura, beterraba, nabo, rabanete etc.; ou cascas de chuchu.
Obs.: No caso de talos de couve, couve-flor ou brócolis, recomenda-se dar uma pré fervura antes do preparo. Aproveite esta água do cozimento dos talos para outras preparações (arroz, sopa, etc.)

PATÉ DE TALOS

rendimento: 10 porções

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de talos de beterraba.
3 colheres (sopa) de talos de espinafre.
1 copo americano de ricota ou maionese.


MODO DE PREPARO:
Bata os talos no liqüidificador com 1 colher (sopa) de ricota ou maionese. Misture a pasta obtida com o restante da ricota ou maionese. Conserve em geladeira. Sirva com pão, torrada ou bolacha salgada.

PANQUECA DE ESPINAFRE

rendimento: 6 panquecas
Ingredientes:

2 ovos batidos
1 colher (sopa) farinha de trigo.
1 colher (chá) de sal.
1 maço de espinafre limpo.
MODO DE PREPARO:

Cozinhe o espinafre. Depois de cozido e bem picado, misture todos os ingredientes. Frite em frigideira bem untada, usando ¼ de xícara (chá) de massa para cada panqueca, virando para que doure dos dois lados.

Lasanha de Repolho

RENDIMENTO: 8 porções.
INGREDIENTES:

1 e ½ kg de repolho (1 unidade grande).
½ kg de carne moída.
½ kg de tomate bem maduro.
1 cebola média picada.
2 dentes de alho.
200 g de queijo muzzarela.
2 colheres (sopa) de óleo.
4 copos de água.


MODO DE PREPARO:

Refogue a carne moída com óleo, o alho, a cebola e o sal. Bata os tomates no liqüidificador com um copo de água e junte ao refogado de carne, deixando cozinhar por 10 minutos. À parte, separe as folhas de repolho, lave bem e mergulhe aos poucos em água fervente com sal até amolecerem. Em um pirex, intercale uma camada de folhas de repolho com o molho de carne até acabarem, Cubra com queijo e leve ao forno por 15 minutos. Sirva a seguir.


Tomates Recheados com sobras de arroz

INGREDIENTES:

1 xícara (chá) de sobras de arroz
2 colher (sopa) de salsa picada
2 ovos cozidos
2 colheres (sopa) de queijo ralado
6 tomates grandes
10 azeitonas verdes
MODO DE PREPARO

Corte os tomates ao meio e retire a sementes. Misture o restante dos ingredientes e recheie os tomates.

RENDIMENTO: 8 porções.

PESO DA PORÇÃO: 70g
VALOR CALÓRICO DA PORÇÃO: 99,6 calorias

Torta de agrião

RENDIMENTO: 8 porções.

INGREDIENTES:
4 xícaras (chá) de agrião.
4 fatias de pão colocado de molho em 1/3 xícara (chá) de leite.
3 ovos.
4 colheres (sopa) de óleo.
4 colheres (sopa) de queijo ralado.
4 colheres (chá) de salsa.
Orégano a gosto.
Sal a gosto.
2 colheres (sopa) farinha de trigo.
2 colheres (sopa) de óleo.
1 xícara (chá) de leite.

MODO DE PREPARO:

Em uma panela misture a farinha e as 2 colheres (sopa) de óleo. Junte o leite fervendo, mexendo bem. Reserve. Pique bem o agrião, junte o pão e as gemas batidas, o óleo, queijo ralado, salsa, orégano e sal, as claras batidas em neve e o creme reservado. Coloque tudo em forma untada e leve ao forno por meia hora para assar.

Bolinhos de talo de Agrião

INGREDIENTES:

- talos de agrião cortados em rodelinhas (o equivalente a meia xícara)
- 2 ovos
- 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
- meia cebola média
- sal a gosto

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes numa tigela e frite em óleo quente, em pequenas porções de cada vez.

Rendimento: 10 bolinhos

Valor Calórico Total: 331 kcal


Bolinhos de folha de Cenoura

INGREDIENTES:

- 2 ovos
- 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 e 1/2 xícara (chá de folhas de cenoura lavadas e picadas)

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes numa tigela e frite às colheradas em gordura quente.

Rendimento: 10 bolinhos

Valor Calórico Total: 287 kcal


Bolinhos de Talos de Brócolis

INGREDIENTES:

- 2 xícaras (chá) de talos de brócolis cozido
- 2 ovos
- 1 cebola média picada
- 1 colher (chá) de sal
- 6 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de fazer

Bata no liquidificador os talos cozidos juntamente com os ovos. Retire e misture aos ingredientes restantes. Frite às colheradas em óleo quente.

Rendimento : 35 Bolinhas

Valor Calórico Total : 365 kcal


Bolo de Beterraba

INGREDIENTES:

- 2 beterrabas bem vermelhas de tamanho médio
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de suco de laranja
- 3 ovos
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 2 colheres (sopa) de farinha de rosca
- 1 pitada de sal

Modo de Fazer :

Cozinhe as beterrabas, depois descasque, corte em pedacinhos e bata no liquidificador com o suco de laranja e sal.

Reserve. Peneire juntos a farinha de rosca, a farinha de trigo e o fermento. Bata em creme as gemas com a margarina, depois junte o açúcar aos poucos e, sempre batendo, vá adicionando a beterraba batida com o suco de laranja, a mistura de farinhas e fermento e, por último, adicione as 3 claras em neve e misture bem. Deite a massa em uma forma redonda e lisa, de buraco no centro, bem untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno moderado por aproximadamente 35 minutos. Depois de assado, (experimente com um palito – este bolo fica ligeiramente úmido) deixe esfriar e desenforme. Se desejar, enfeite com cenouras raladas ou laranjas cortadas em rodelas, caramelizadas.

Rendimento : 14 porções

Valor Calórico Total : 3055 kcal

OBS : Para saber o valor calórico de cada porção, deve-se dividir o valor calórico total pelo número de porções que o bolo rendeu.


Sopa de Talo de Couve

INGREDIENTES :

- talos de um maço de couve
- 2 batatas médias picadas
- 1/2 cenoura média picada
- 1 tablete de caldo de carne
- 1 e 1/2 litro de água

Modo de Fazer :

Bata no liquidificador os talos de couve, com um pouco de água. Numa panela, coloque os talos triturados, as batatas, a cenoura, a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, juntar o caldo de carne e deixar até cozinhar todos os ingredientes.

Rendimento : 4 porções

Valor Calórico Total : 129 kcal


Doce de Casca de Melancia

INGREDIENTES:

- 2 kg de casca de melancia
- 1 e 1/2 kg de açúcar
- 1 copo de água
- cravo

Modo de Fazer :

Retire a casca verde da melancia, utilizando somente a polpa branca. Rale em ralador grosso e reserve. Faça uma calda com açúcar, água e cravo. Acrescente a casca de melancia ralada e deixe cozinhar até apurar.

Rendimento : 25 porções

Valor Calórico Total : 5775 kcal

Tira – Gosto de Casca de Batata

INGREDIENTES :

- casca de batata
- óleo para fritar e sal

Modo de Fazer :

Lave bem as cascas e frite em óleo quente até ficarem douradas e sequinhas. Tempere com sal e sirva.


Bolo de Cascas de Frutas

INGREDIENTES :

- 2 ovos
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 2 xícaras (chá) de caldo de cascas de frutas
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo

Modo de Fazer :

Bata as claras em neve, misture as gemas e continue batendo. Misture aos poucos o açúcar, depois a farinha de trigo, sem parar de mexer. Acrescente o fermento e 1 xícara (chá) de caldo de cascas de frutas. Misture bem e asse em forma untada, em forno moderado. Depois de assado, vire em um prato enquanto quente, fure com um garfo e despeje a outra xícara de caldo de cascas de frutas adoçada. Experimente preparar esta receita com cascas de maçã, pera, manga, goiaba, caqui, abacaxi, mamão, etc.

Pudim de Casca de Goiaba

INGREDIENTES :

- 1 copo de suco de casca de goiaba
- 1 copo de água
- 2 colheres (sopa) bem cheia de maisena
- 2 colheres (sopa) bem cheia de açúcar

Modo de Fazer :

Dissolva a maisena, junte os demais ingredientes e misture bem. Leve ao fogo mexendo até engrossar. Despeje em forma previamente umedecida e leve à geladeira


Patê de Abacate

INGREDIENTES :

- 1 abacate
- orégano, limão, sal e molho de pimenta

Preparo :

Amasse um abacate e tempere com gotinhas de limão, sal a gosto, orégano e molho de pimenta. Misture tudo muito bem. Sirva com torradas.

Rendimentos : 500g ou 25 porções

Peso da Porção : 20g

Valor Calórico da Porção : 31 kcal


Patê de Berinjela

INGREDIENTES :

- 2 berinjelas com casca
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picadinha
- 2 tomates
- 1 colher (chá) de queijo ralado (opcional)
- 1 colher (sopa) de maisena

Preparo :

Cozinhe as berinjelas com casca em água e sal . Passe por peneira. Faça um refogado com óleo, cebola picadinha e tomates. Junte as berinjelas passadas por peneira e sal. Coloque o queijo ralado e engrosse com a maisena. Utilize este patê em biscoitos, torradas ou como recheio de sanduíches.

Bolo de Laranja com Casca

INGREDIENTES :

- 2 laranjas médias
- 3/4 xícara (chá) de óleo
- 3 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- gotas de baunilha

Preparo :

Corte as laranjas em quatro e retire somente as sementes. Bata no liquidificador as laranjas, o óleo, os ovos, o açúcar e a baunilha. Despeje esta mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de trigo e o fermento, mexendo bem.

Asse em assadeira untada. Se preferir, depois de assado e ainda quente despeje sobre ele o suco de duas laranjas adoçado com 2 colheres (sopa) de açúcar.

Rendimento : 22 porções

Peso da Porção : 55g

Valor Calórico da Porção : 199.5


Fonte: Projeto Apoema – Educação Ambiental RS/ Brasil (ver lá a fonte original)
http://www.apoema.com.br/

Free Hugs in Sondrio, Italy

A felicidade está num olhar, num sorriso, num abraço inesperado, como estes!

Abraços APOEMA pra todos!

terça-feira, setembro 07, 2010

Convite para o lançamento da 33ª Edição da revista virtual

Educação Ambiental em Ação



Neste início de setembro já podemos sentir a mudança natural do clima, quando se amenizam as baixas temperaturas enfrentadas neste rigoroso inverno e lentamente começam a chegar as primeiras flores anunciando uma primavera perfumada. Ipês roxos já florescem e os/as sabiás já iniciam seus primeiros ensaios antes mesmo de o sol nascer. Um novo tempo vem chegando, e com esse clima de renovação, chega também, mais uma edição da nossa revista Educação Ambiental em Ação.


Nós, da equipe, sabemos bem que todos os nossos objetivos e as nossas expectativas iniciais com este trabalho foram alcançadas, e além disso, ultrapassadas. E por essa sensação de satisfação com nossas conquistas, nos inspiramos na frase de Pollock:


"Não importa o quão pequeno ou sem importância o que estamos fazendo possa parecer. Se o fizermos bem, isso pode em breve se transformar no passo que nos guiará para coisas melhores."


Isto nos incentiva, nos impulsiona e comprova que um trabalho em rede pode trazer resultados positivos além dos esperados, efetivar muitas ações, espalhar sementes, estabelecer vínculos institucionais e até mesmo laços afetivos.


E é com essa enorme satisfação que apresentamos mais esta publicação da Educação Ambiental em Ação, que está recheada com artigos de diferentes contextos e abordagens, divulgação de eventos, sugestões de sites, dicas, apresentação de curiosidades, textos para reflexão, que enriquecem esta edição feita especialmente pra você, que assim como nós, busca mudar o mundo pra melhor.


À todos uma boa leitura,


http://www.revistaea.org  


Equipe da Educação Ambiental em Ação


SET/2010

sábado, setembro 04, 2010

A Apoema Cultura Ambiental, em parceria com Amigos da Natureza, passa a oferecer mais uma opção para quem quer aprimorar conhecimentos sobre Educação Ambiental. Em um ambiente de aprendizagem simples e fácil de acessar, inicialmente oferece três cursos de Educação Ambiental, todos monitorados pela Especialista em Educação Ambiental e Professora Berenice Gehlen Adams. Os cursos objetivam oportunizar subsídios teóricos e práticos para o aprimoramento das práticas de Educação Ambiental. Leia abaixo detalhes dos cursos. Caso tenha interesse em algum curso específico para grupos, abordando temáticas ambientais referentes à Educação Ambiental, solicite mais informações para cursos (à distância) personalizados.

Apoema Cursos On-line


Ao acessar o site, conheça os cursos disponíveis e escolha o que mais se adequar ao seu interesse. No ambiente virtual você encontrará informações detalhadas dos cursos, desde objetivos, justificativa, até metodologia e custos dos mesmos. Iniciamos com três enfoques distintos:


CURSO - Educador Ambiental Escolar (EAE)

CURSO - Capacitação de Educação Ambiental em Documentos Referência (CEADR)

CURSO - Educação Ambiental nas Empresas e Aspectos Pedagógicos (EAEA)

Em havendo interesse em participar, faça o cadastro completo e aguarde novas orientações para os procedimentos de pagamento e de início dos programas, previstos para setembro, lembrando que a Metodologia Apoema dos cursos online trabalha com turmas abertas e os alunos vão ingressando e realizando as atividades conforme sua disponibilidade de tempo, tendo o prazo mínimo de três semanas e o máximo de três meses para a conclusão de cada curso.

Custos - Cada curso terá 60hs, sendo que cada hora terá o custo de R$ 6,00, totalizando R$ 360,00. Este valor poderá ser parcelado em até 3 vezes de R$ 120,00. O pagamento à vista terá 18% de desconto, totalizando R$ 295,00.

No final do programa será concedido certificado pela Apoema Cultura Ambiental, registrado, de 60h, a todos os alunos que evidenciarem participação de 85% das atividades propostas e estiverem com o curso devidamente quitado.


Qualquer dúvida entre em contato com bere@apoema.com.br.

Berenice Gehlen Adams - Diretora da Apoema Cultura Ambiental, Coordenadora do Projeto Apoema – Educação Ambiental e Tutora da Apoema Cursos Online.

Alguns detalhes sobre os cursos:

Curso: Capacitação de Educação Ambiental em Documentos Referência (CEADR)

O principal objetivo deste curso é:

- Proporcionar uma convivência educacional com os principais documentos referência de Educação Ambiental que são: A Lei Nº 9.795/99, que institui a Educação Ambiental no Brasil; o Tratado de Educação Ambiental para Sociedade Sustentável e Responsabilidade Global; e, A Carta da Terra.

Destina-se a todo educador ambiental, quer seja na escola, na comunidade ou em empresas.

A carga horária do curso é de 60h.

É todo desenvolvido pela internet.

Requisitos para participar: Ter conhecimentos básicos de internet (enviar e receber e-mails, participar de fóruns), ter disponibilidade de tempo de, no mínimo, 4 horas semanais.

Curso: Educação Ambiental nas Empresas: Aspectos Pedagógicos (EAEAP)

O principal objetivo deste curso é:

- Proporcionar uma compreensão da EA como um processo permanente de aprendizado a ser implantada dentro das empresas a partir de atividades educacionais explorando a legitimação da EA, recursos pedagógicos de EA e recursos didáticos para sua aplicação.

Destina-se a todo educador ambiental de empresas.
A carga horária do curso é de 60h.
É todo desenvolvido pela internet.

Requisitos para participar: Ter conhecimentos básicos de internet (enviar e receber e-mails, pesquisas em buscadores, participar de fóruns), ter disponibilidade de tempo de, no mínimo, 4 horas semanais.

Curso: Educador Ambiental Escolar (EAE)

O principal objetivo deste curso é:

- Proporcionar uma compreensão da EA como uma prática interdisciplinar a ser implantada desde a Educação Infantil, prática esta orientada por metodologias e processos de aprendizagem que integrem conhecimento e percepção ambiental de forma integrada às atividades educacionais.

Destina-se a todo educador escolar, principalmente das séries iniciais.

A carga horária do curso é de 60h.

É todo desenvolvido pela internet.
Requisitos para participar: Ter conhecimentos básicos de internet (enviar e receber e-mails, pesquisas em buscadores, participar de fóruns), ter disponibilidade de tempo de, no mínimo, 4 horas semanais.

Metodologia Apoema Cursos On-line

A metodologia Apoema Cursos On-line tem por base a construção de conhecimento própria do aluno, pelo ambiente virtual. Não há horários específicos e os alunos que necessitam de atendimento individual agendam um horário com o tutor.

Todas as aulas ficam à disposição dos alunos no ambiente virtual e cada aluno vai realizando as atividades e leituras conforme sua disponibilidade de tempo, tendo o prazo mínimo para concluir todas as aulas em três semanas e o prazo máximo de três meses. O acesso do aluno no ambiente do curso é todo monitorado.

Na medida em que o aluno vai fazendo as tarefas, completa o caderno de atividades dentro do prazo estipulado e o envia para o ambiente virtual. Este material será visto pelo tutor e em caso de necessidade, envia observações sobre o desenvolvimento do aprendizado apresentado. O arquivo correspondente ao caderno de atividades, ao longo do curso, vai sendo substituído no ambiente virtual sempre que foi realizada nova tarefa, e ao final do curso, este caderno deverá estar completo no ambiente virtual.

Não haverá sessões de chats por uma opção e experiência dos organizadores dos cursos e por considerarem esta ferramenta de maior utilidade para outras finalidades: entretenimento, conversas com amigos, familiares, etc. Para quem utiliza o MSN poderá adicionar o contato do tutor do curso, e quando este estiver disponível, alunos poderão enviar mensagens.

Cursos para grupos específicos ou cursos in company - os cursos poderão ser realizados com grupos específicos (no mínimo 20 e no máximo 30 pessoas), de uma escola, instituição ou de uma empresa, com custo diferenciado mediante consulta enviando e-mail para bere@apoema.com.br .

Os cursos começarão em setembro/2010.

Projeto Apoema - Educação Ambiental: Convite para o lançamento da 33ª Edição da revista...

Projeto Apoema - Educação Ambiental: Convite para o lançamento da 33ª Edição da revista...: "Convite para o lançamento da 33ª Edição da revista virtual Educação Ambiental em Ação Neste início de setembro já podemos sentir a mudanç..."

sexta-feira, setembro 03, 2010

Convite para o lançamento da 33ª Edição da revista virtual

Convite para o lançamento da 33ª Edição da revista virtual

Educação Ambiental em Ação


Neste início de setembro já podemos sentir a mudança natural do clima, quando se amenizam as baixas temperaturas enfrentadas neste rigoroso inverno e lentamente começam a chegar as primeiras flores anunciando uma primavera perfumada. Ipês roxos já florescem e os/as sabiás já iniciam seus primeiros ensaios antes mesmo de o sol nascer. Um novo tempo vem chegando, e com esse clima de renovação, chega também, mais uma edição da nossa revista Educação Ambiental em Ação.

Nós, da equipe, sabemos bem que todos os nossos objetivos e as nossas expectativas iniciais com este trabalho foram alcançadas, e além disso, ultrapassadas. E por essa sensação de satisfação com nossas conquistas, nos inspiramos na frase de Pollock:

"Não importa o quão pequeno ou sem importância o que estamos fazendo possa parecer. Se o fizermos bem, isso pode em breve se transformar no passo que nos guiará para coisas melhores."

Isto nos incentiva, nos impulsiona e comprova que um trabalho em rede pode trazer resultados positivos além dos esperados, efetivar muitas ações, espalhar sementes, estabelecer vínculos institucionais e até mesmo laços afetivos.

E é com essa enorme satisfação que apresentamos mais esta publicação da Educação Ambiental em Ação, que está recheada com artigos de diferentes contextos e abordagens, divulgação de eventos, sugestões de sites, dicas, apresentação de curiosidades, textos para reflexão, que enriquecem esta edição feita especialmente pra você, que assim como nós, busca mudar o mundo pra melhor.

À todos uma boa leitura,

http://www.revistaea.org/  

Equipe da Educação Ambiental em Ação

SET/2010