terça-feira, janeiro 31, 2012

VII FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INSPIRA CONEXÃO INÉDITA DE EDUCADORES, ENTRE SUZANO E SALVADOR


VII FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INSPIRA CONEXÃO INÉDITA DE EDUCADORES, ENTRE SUZANO E SALVADOR

Começa nesta 6a feira, 03/02, às 18h30, o 1º Encontro de Educadores Ambientais Populares de Suzano, evento pioneiro na região, no qual - partindo do propósito de integrar os cerca de 240 participantes de um inédito Programa Municipal de Educação Ambiental Popular organizado neste município da Grande São Paulo em 2011 - instigará estas pessoas a se conectarem aos temas do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA), como ponte para a Rio+20, conferência da ONU a ocorrer em junho próximo, no Rio de Janeiro.
Quem detalha é a bióloga e educadora ambiental Maria Henriqueta Raymundo, coordenadora deste trabalho na prefeitura de Suzano, e da área de Encontros das Redes e Coletivos do VII FBEA, que acontecerá entre 28 e 31 de março em Salvador (BA), sendo o maior evento da educação ambiental no país e marco preparatório para a Rio+20.
"Em 2011, promovemos oito oficinas locais da II Jornada Internacional do Tratado de Educação Ambiental, que é um dos eixos temáticos do VII FBEA. A programação, aberta para todos munícipes, atraiu pessoas de todas as idades e diferentes perfis profissionais", diz ela
Agora, todos os formandos foram convidados ao Encontro de Suzano, que prosseguirá até domingo, 05/02, com dois desafios aos participantes. Primeiro, debater os tres eixos temáticos (fortalecimento dos educadores em rede, aprofundar o Tratado Internacional de Educação Ambiental, e questões centrais da Rio+20), e os oito níveis de sustentabilidade propostos pelo VII FBEA: educação, cultura, economia, espiritualidade, saúde, política, ecologia e comunicação.
Em seguida, conforme padrões do trabalho colaborativo, deverão tomar parte de reuniões, rodas de conversa e usar a internet a fim de avançar em propostas de sensibilização e mobilização da sociedade para estas questões. Ao final, por eleição direta, dois educadores populares de Suzano serão escolhidos pela turma como representantes do grupo no FBEA, em Salvador, Bahia, no final de março.
Missão cheia de responsabilidades, explica a coordenadora, ao contar que os dois representantes deverão registrar o evento com entrevistas, vídeos, fotografias, e - no último dia - haverá uma transmissão ao vivo com os educadores ambientais populares que ficaram em Suzano, para trocas de informações, reflexões, ações e imagens, de modo a animar os diálogos da Reunião Local do VII Fórum, que estará em curso em Suzano.
"É uma forma desafiadora adotada pelo Programa Municipal de Educação Ambiental Popular da Prefeitura de Suzano para fazer a conexão das questões locais, regionais, nacionais e globais, colocando em prática os princípios básicos da educação ambiental", encerra a coordenadora, ao dizer que o Brasil tem avançado da Educação Ambiental. "Tivemos um salto de qualidade a partir de 2003, quando foi regulamentada a lei que estabeleceu a Política Nacional de Educação Ambiental. Hoje, Educação Ambiental é pensada, vista e desenvolvida como política pública."

SOBRE O VII FBEA
Realizado pela Rede Brasileira de Educação Ambiental - REBEA (formada pela articulação de 45 redes e coletivos de educação ambiental no país), com a Rede Baiana de Educação Ambiental - REABA, e Instituto Roerich de Paz e Cultura do Brasil, o VII FBEA já conquistou o apoio institucional de três Ministérios - da Educação, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário -, além de órgãos estaduais - Secretarias Estaduais do Meio Ambiente, da Educação e do Planejamento -, da Itaipu Binacional, do CNPq e do SESC-BA.
O VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA) tem um espaço virtual, onde dá para buscar mais informações (inclusive de hospedagem mais barata) e fazer inscrições: http://viiforumeducacaoambiental.org.br.


* Sites:
 http://viiforumeducacaoambiental.org.br/ (VII FBEA)
http://midiasocial.rebea.org.br/ (Mídia Social REBEA)
* http://www.facebook.com/viiforumea (Facebook); 
* https://twitter.com/viiforumea (Twitter); 
* http://pt.scribd.com/viiforumdeea (Compartilhamento de docs. do processo de organização).


Se possível, dissemine essa notícia em sua rede

 Silvia Czapski / Comunicação VII FBEA

comunicaforumea@gmail.com



--
VII FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
RUMO À RIO+20 E ÀS SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS
28 a 31 de março de 2012 
Centro de Convenções da Bahia
Salvador - Bahia
Facebook  /  twitter

PARTICIPE:
submissão de propostas
inscrições com desconto
até 12/fevereiro!

quarta-feira, janeiro 18, 2012

Prêmio de Sustentabilidade – Green Project Awards


Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Sustentabilidade


Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Sustentabilidade – Green Project Awards
Estão abertas as inscrições para a versão brasileira do prêmio Green Project Awards (GPA). Os candidatos que desejem inscrever seus projetos e iniciativas sustentáveis poderão acessar o site www.gpabrasil.com.br e preencher os formulários online para concorrer ao Prêmio.
O concurso possui quatro categorias : iniciativas desenvolvidas por jovens (estudantes ou não) de até 24 anos; projetos que já tenham sido tema de dissertação ou publicação científica; produtos ou serviços já concretizados nas áreas de desenvolvimento social, economia, ética e meio-ambiente e, por último, campanhas e ações de sensibilização e informação.
Os trabalhos premiados serão selecionados por uma Comissão Julgadora constituída por diferentes personalidades do setor e presidida por Marilene Ramos, Presidente do Instituto Estadual do Ambiente. Os vencedores serão anunciados em cerimônia de entrega dos prêmios em julho.  A auditoria do prêmio será conduzida pela KPMG.
A premiação é organizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), em parceria com a GCI, e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério do Meio Ambiente, Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria do Estado do Ambiente e Prefeitura do Rio de Janeiro.
Para mais informações sobre o regulamento do Prêmio, acesse www.gpabrasil.com.br/candidaturas/regulamento. Siga também o GPA no Twitter e no Facebook e fique por dentro de todas as novidades sobre a premiação.

domingo, janeiro 01, 2012

Dia 1º de Janeiro - DIA MUNDIAL DA PAZ


Dia 1º de Janeiro - DIA MUNDIAL DA PAZ 


É hora de paz


E fez-se então, a hora da paz
Os povos calaram-se
simultaneamente
E ouviram a voz das águas
Das montanhas, da natureza
Dos animais, e nada mais
O ar soprou forte
Fazendo folhas rodopiarem
Ninguém agiu nem falou
Ninguém se moveu
E então,
A humanidade entrou
Na imensidão do silêncio
E vivenciou
A mais perfeita paz
Naquela hora
Nenhuma arma foi acionada
Nenhuma máquina foi ligada
Nenhuma agressão foi cometida
Nenhuma sirene soou
Nenhum alarme disparou
Apenas funcionava
O que da vida cuidava
E, pela primeira vez
A humanidade conheceu a paz
Minutos antes de terminar
Todos estavam armados
Com uma pequena semente
Que ao soar o sinal programado
Foram lançadas à terra
Em todo o mundo
A paz foi semeada
Na Terra
E no coração
De cada um


O sábio que profetizou
A hora da paz
Proclamou à humanidade:
"E uma nova linguagem há de vir
Há de vir para ficar
Que traduz união
Justiça, igualdade
É a linguagem da paz
Somos todos irmãos
Somos todos iguais
Somos filhos da Terra
do Sol, da Água, do Ar
Somos todos peregrinos
Por esta Terra a viajar
Entrando para o novo milênio
Com a mais intensa missão
A missão de promover a paz
Uma nova linguagem
Há de vir
Há de vir para pacificar
Que traduz a Fé
A esperança, o amor
É a linguagem da paz
Que será falada, sentida, cantada
De norte a sul, de leste a oeste
Em todo planeta terrestre
Ecoará pelos confins da alma
E se expandirá pelo imenso universo
É a linguagem da paz
Que todos conhecerão
Que virá de dentro de cada ser
Para promover a união
Até que um só povo
Um povo multicor
De mãos dadas dançará
Entoando a mais bela canção
Todos a uma só voz
Unidos
Em nome da PAZ 


Berenice Gehlen Adams 
Fonte: http://www.apoema.com.br/textos1.htm



FELIZ 2012