sexta-feira, setembro 14, 2012

Metamorfose socioambiental




Metamorfose socioambiental

Bere Adams



Eu reduzo o consumo

Tu reciclas teus resíduos
Nós mudamos o mundo



Eu reciclo meus resíduos

Tu reduzes o consumo
Nós mudamos o mundo



Foto: Duende Jatobá -Artista Plástica Maria Helena Bueno

terça-feira, setembro 11, 2012

Frases de Livros para Educação Ambiental da Apoema

Frases de Livros para Educação Ambiental da Apoema

"A construção da sustentabilidade, em que os humanos coexistam com respeito e em harmonia com os ecossistemas que integram e dos quais dependem, requer alterações profundas nos seus valores e propósitos, mudanças nos meios de produção e consumo, nas políticas governamentais, nos padrões de vida, e, portanto, mudanças na educação" (Liana Márcia Justen).

 "Estamos todos juntos dando as mesmas voltas em torno do sol. Nossa tarefa é cuidar tanto uns dos outros quanto da nossa casa comum, e esta coletânea aparece em tempo de contribuir para a construção da cidadania planetária, condição que nos equaliza a todos, para além dos limites políticos, geográficos, étnicos e culturais, na Terra Pátria, como a define Edgar Morin" (Liana Márcia Justen).

 "Inserir a Educação Ambiental (EA) nas práticas educacionais diárias é imprescindível na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, além de ser nossa responsabilidade, como educadores, pois precisamos, com urgência, colaborar para a mudança de postura de hábitos na sociedade. Neste sentido, a EA é crucial" (Berenice Gehlen Adams).

"Ou mudamos para viver com a Terra, ou continuamos a viver para, simplesmente, consumi-la. A escolha... É de cada um!" (Berenice Gehlen Adams).

 Ref:
ADAMS. B.G..Coletânea de práticas para educação ambiental: para professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, Novo Hamburgo, Apoema, 2011.

 Conheça outras publicações:


Acesse também o site do Projeto Apoema e navegue pela Educação Ambiental.

Informativo Apoema 159


 Já está disponível a edição da semana (10/09/2012): o Informativo Apoema 159. 



Pilhas e baterias, resíduos altamente perigosos, além de danosos ao meio ambiente, são destaque desta edição do informativo. Buscou-se trazer importantes informações para subsidiar práticas sobre o tema quando abordados em diferentes espaço de troca de saberes. O destaque ocorre a partir de matéria que divulga a fixação de norma para controle, uso e descarte de pilhas e baterias, pelo IBAMA, e em seu Zoom aborda conceitos relacionados. Além disto, o informativo traz outras notícias e frases para reflexão.

Edição ANO 4 - VOL159 - 10/SET/2012

Boa semana e bom proveito!

41ª Educação Ambiental em Ação

Lançamento on-line da 41ª edição da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação

É com muita alegria que anunciamos o lançamento de mais uma edição da revista Educação Ambiental em Ação.

Inspirados na frase de Deepak Chopra:  "As árvores são nosso pulmão, os rios nosso sangue, o ar é nossa respiração, e a Terra, nosso corpo"  é que colocamos as mãos na massa para moldarmos esta publicação.

O incrível é que sempre pensamos que poderíamos ter feito mais, e este sentimento advem da urgência para buscas de soluções, diante da magnitude dos dilemas socioambientais atuais.



Foto: Bere Adams

Como este trabalho não se finda em uma publicação, já que estamos na 41ª Edição, sabemos que muito mais podemos fazer, e este fazer que aqui compartilhamos será multiplicado, o que nos conforta e nos incentiva cada vez mais.

Cientes, sim, de que estamos ligados com cada problema que se revela no meio ambiente é que queremos dar nossa contribuição, dentro do que está ao nosso alcance, e aqui colocamos à disposição o trabalho de inúmeras mãos, para cada um de vocês.

Boa leitura,

http://www.revistaea.org 

Berenice Gehlen Adams e
Equipe da revista Educação Ambiental em Ação
A revista está no FaceBook sob a coordenação de Valdir Guedes, da equipe da revista:
https://www.facebook.com/pages/Revista-Educa%C3%A7%C3%A3o-Ambiental-em-A%C3%A7%C3%A3o/269019229779473


7 de setembro


No desfile Cívico do dia 7 de setembro as escolas municipais de Novo Hamburgo se fizeram presentes, marcando a data com muitas homenagens a nossa Pátria, mas foi um dia especial, também, para o Projeto Apoema, que foi homenageado pela escola  Municipal EF Presidente Deodoro da Fonseca. 

Fui convidada pela professora Adriana Backes Macedo para participar do desfile na principal avenida da cidade e posto aqui algumas fotos deste momento tão importante. 

Aproveito para deixar meus agradecimentos, pela homenagem, muito obrigada!!!