quarta-feira, maio 29, 2013

Green Project Awards Brasil







As inscrições ao GPA Brasil vão até 5 de junho de 2013 e podem ser feitas pelo site www.gpabrasil.com.br. A entrega do prêmio acontecerá em São Paulo, em 13 de setembro, quando se comemorará também o Dia Mundial da Amazônia.

Saiba mais em http://www3.ethos.org.br/cedoc/green-project-awards-abre-inscricoes-ate-56/#.UZ0OprWyBu6

domingo, maio 26, 2013

Quando o verde é a cor da ganância

Quando o verde é a cor da ganância



Quando nos perguntamos o porquê do mundo estar assim, com graves sintomas de “esquizofrenia crônica”, levantamos as mais diversas hipóteses, entre elas: o ser humano perdeu valores essenciais com a era do consumo; a honestidade é banalizada e ridicularizada; tudo é descartável, desde objetos até pessoas, quando não servem mais. Teríamos, ainda, muitas outras hipóteses que poderiam justificar o caos atual estabelecido em praticamente todas as esferas da vida. Porém, a principal causa para toda esta situação planetária é a ganância. Se não fosse pela ganância, muita coisa estaria no seu devido lugar, muito desperdício seria evitado, não haveria tanto descarte e a coletividade receberia a atenção que merece. E de onde vêm esta ganância, se não do poder?

Já dizia Paulo Freire que o maior sonho do oprimido é ser o opressor, e sobre isto, Abraham Lincoln concluiu que se quisermos conhecer o caráter de alguém, basta dar-lhe poder. E é aqui que reside a causa da ganância, e de muitos males do nosso tempo, que transforma a vida em nada menos do que um círculo vicioso de querer sempre mais, gerado pelo poder.

Estamos perdendo nossas referências como seres dotados de emoções, de sentido, de vida, e passamos a ser marionetes de um sistema que está se degradando na mesma medida em que degrada a sociedade e o meio ambiente. Enquanto tantos lutam por um mundo melhor, por leis efetivas, por participação, por preservação, por conscientização, por cidadania, nossos representantes políticos, sem dó, nem piedade, promovem a degradação da sociedade, a degradação da educação, a degradação ambiental em troca de presentinhos, mimos e grana, muita grana. E as manchetes diárias não negam isso. Recentemente, em uma operação contra crimes ambientais realizada pela Polícia Federal no nosso RS, foram presas 17 pessoas ligadas a área ambiental. Realmente, tem pessoas gostam muito do verde, porque a cor verde simboliza, também, a cor do dinheiro e a cor da ganância.

Berenice Adams

Pedagoga especialista em Educação Ambiental bere@apoema.com.br

sábado, maio 18, 2013

Prepare-se para as comemorações sobre o meio ambiente

Prepare-se para as comemorações sobre o meio ambiente e curta essa promoção: Para cada livro adquirido você recebe um livro infantil de brinde. Estamos próximos das comemorações focadas no meio ambiente, em junho. Aproveite para renovar ações de Educação Ambiental. Clique no link para acessar todas as produções - http://www.apoema.com.br/LivrosdeEA.htm