Amo o Parcão de Novo Hamburgo: Abaixo-assinado no Parcão pelo Parcão

Amo o Parcão de Novo Hamburgo: Abaixo-assinado no Parcão pelo Parcão: "  Abaixo-assinado organizado pelo Movimento Roessler. O futuro de presente: Mamães e papais assinando a herança que querem deixar para ..."

O título do post é link para conferir ação do Movimento Roessler em prol do Parcão, no blog.

Meses atrás trocamos mensagens a respeito das futuras alterações no Parcão, publicadas na última edição do caderno miNHa Cidade, da Prefeitura de NH. Muitas pessoas já conversaram comigo, entre elas educadores e ambientalistas, sobre as ilustrações que evidenciam uma “reestruturação” do mesmo, um tanto preocupante.

Fontes das ilustrações:
http://an.novohamburgo.rs.gov.br/arquivos/File/Jornal_Prefeitura/Jornal_PMNH_3.pdf

Após ver as imagens e em concordando ser um projeto que interferirá de forma drástica na “saúde” do Parcão (isto sem falar da suposta Rua Florença que querem abrir cortando o Parque), entramos no site da prefeitura http://an.novohamburgo.rs.gov.br/ e enviamos mensagens pelo link “Fale conosco”, manifestando preocupação e solicitando que as mudanças não causem impactos nesta área já tão sofrida.

O Parcão corre perigo de se tornar puramente uma área de lazer e turismo – conforme se refere a ele a matéria, ao invés de área a ser recuperada e preservada.

Tive como resposta para a mensagem enviada ao Fale com a Agência de Notícias da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo

"Oi Berenice

O que acontece é que a imagem é apenas uma maquete ilustrativa. Se fosse demonstrado na maquete a vegetação, não daria para ilustrar "materialmente" o projeto. Repare que no desenho, a parte evidenciada com obras é a já existente, a quadra poliesportiva fica no local onde hoje é a quadra de areia, o parquinho no parquinho, etc.
O parque é uma grande área verde dentro da área urbana, um local do qual todos nos orgulhamos muito e, certamente a vegetação nativa, as nascentes d'água e a fauna são defendidos no projeto.
Aproveito para convidá-la para a audiêncai pública do Parcão, uma reunião que ocorre na noite desta quinta-feira, onde será apresentado o plano de manejo do local, um documento que regulamenta a utilização do parque. Um estudo bem completo realizado pela prefeitura, a partir da iniciativa do prefeito Tarcísio, e que visa justamente defender, nesta e nas futuras administração, a utilização correta do Parcão".

(Diogo Fernandes - Comunicação PMNH - 3594-9916)

Não fui a reunião, mas quem foi saiu frustrado... De lá pra cá as ações em prol do Parcão estão florescendo, como este abaixo-assinado que divulgo. Toda manifestação e participação é válida para exercermos nossa cidadania ambiental.

Manifeste-se, participe, para que possamos cuidar mais desse tão precioso espaço nossa cidade (clique aqui para baixar o arquivo para coleta de assinaturas e depois encaminhe-as para o Movimento Roessler - se você não for daqui - RS/NH - procure participar de ações da sua realidade, certamente devem ter muitas à sua espera!).

Berenice Gehlen Adams
www.apoema.com.br

Comentários

vera adams disse…
Que boa esta tua iniciativa, querida cunhada.
Beijos
Anônimo disse…
Um excelente momento para desenvolver uma pesquisa de avaliação da percepção ambiental e social dos aprticipantes, linha de pesquisa que o NEPA (grupo sem fins lucrativos) desenvolve nos últimos seis anos.

Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
roosevelt@ebrnet.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Confecção de mini-livro

Lançamento de livro infantil ASSIM NASCEU JESUS