terça-feira, outubro 05, 2010

SIMPÓSIO COMEMORATIVO DOS 15 ANOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECURSOS HÍDRICOS:

Apresentação
 
O Simpósio Comemorativo dos 15 anos do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos, evento promovido pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA), contará com a participação de professores, alunos, ex-alunos e funcionários que ao longo desses 15 anos construíram este espaço de diálogo transdisciplinar referente às questões ambientais.
O evento será realizado na cidade de São Carlos-SP, no Campus I da USP (anfiteatro Jorge Caron) no período de 13 a 15 de dezembro de 2010.
 
Objetivos
 
O Simpósio tem como objetivo proporcionar um fórum de debates e intercâmbio de experiências nos âmbitos local, regional e nacional, abordando temas relevantes para a educação ambiental.
Não menos importante, nesta oportunidade contaremos também e principalmente com os trabalhos produzidos pelos alunos e ex-alunos durante o curso como forma de caracterizar e avaliar a produção nas áreas de ensino, pesquisa e multiplicação de conhecimentos, realizado pelo referido curso durante seus 15 anos de existência.
Além do mais, o evento proporcionará momento único de encontro e integração entre as várias turmas, caracterizando a expansão e fortalecimento da “Família CRHEA” da Educação Ambiental.
 
Normas de apresentação dos trabalhos
 
Os resumos deverão ser fornecidos em arquivos que utilizem o formato de processador de texto Word 97 ou superior. Não serão aceitos figuras ou gráficos e o número de caracteres aceitos será de no máximo 1500, incluindo espaços em branco.
O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A4, com margens superior, inferior e direita de 2 cm. A margem esquerda deverá ser de 3 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman, corpo 12 justificado. O título deverá ser em negrito e caixa alta. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.
Após o título deverão aparecer o nome, formação e instituição do(s) autor(es). Em seguida deverão constar o endereço, telefone e endereço eletrônico dos autores. Estas informações devem ser em Times New Roman 11, espaçamento simples e centralizado.
Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados em formato de pôster (0,90 x 1,00 m) durante o evento.

Envio de Resumos – Data limite
 
Os interessados em divulgar seus trabalhos devem enviar os resumos para o e-mail ea.crhea@sc.usp.br.
 
Envio de resumos até dia 19 de novembro de 2010.
 
Taxa de Inscrição
 
A taxa de inscrição deverá ser paga mediante depósito identificado* no Banco do Brasil
Ag.: 0295-X Conta: 3.707-9
Favorecido: FIPAI
O comprovante de depósito deverá ser enviado para o e-mail – ea.crhea@sc.usp.br.
 
* não utilizar caixa eletrônico.
 
Até o dia 31/10/2010
de 01/11/2010 a 19/11/2010
Graduandos
R$ 80,00
R$ 100,00
Pós-Graduandos
R$ 100,00
R$ 120,00
Profissionais
R$ 100,00
R$ 120,00
 
Após essas datas inscrições somente no evento.
O pagamento das inscrições dará direito a sacola ecológica, contendo CD dos anais dos trabalhos apresentados no evento e livros digitais, camiseta, caneca e demais materiais que serão utilizados no evento.
 
 
ATENÇÃO!!!
 
Para os alunos do curso de especialização (turma de 2009/2010) o envio dos resumos e a participação no simpósio serão obrigatórios para que o certificado de especialistas em Educação Ambiental possa ser emitido.
 
Inscrições:
 
Preencher a ficha de inscrição (modelo para download) e enviar anexado juntamente com o comprovante de pagamento da taxa para o e-mail ea.crhea@sc.usp.br.  
 
Obs.: A programação está em fase de fechamento, podendo ocorrer alguma modificação.
  
Informações Adicionais
Eventuais dúvidas, ligar para (16) 3373 8260 e falar com Tatiane, América ou Matheus. Ou envie e-mail para: ea.crhea@sc.usp.br.

 
PROGRAMAÇÃO


13/12/2010
 
v 8:00 horas – Credenciamento
v 9:30 horas - Cerimônia de Abertura
v 10:00 horas – Palestra de Abertura “Transformação de Utopia em Realidade”
Palestrante: Prof. Luiz Augusto Passos (UFMT).
12:00 horas – Almoço
v 14:00 horas – Mesa Redonda “Comunidades Tradicionais”: Como manter a tradição em um mundo globalizado?”
 
 
Componentes da Mesa:
 
Antonio Carlos Diegues – NUPAUB - USP (SP)
Kaka Werá – Fundação Peirópolis e UNIPAZ - Instituto Arapoty
Silvia Regina Paes – FATEC, São Sebastião (SP)
Jair Schmitt – NEPECAB/UFAM - IBAMA ( Brasília)
 
v 18:00 horas – Encerramento
v 18:30 horas – Coquetel Musical
 
14/12/2010
 
v 8:00 horas – Mesa Redonda “Construção do Ser Humano Integral”
 
Componentes da Mesa:
 
Michele Sato – UFMT (Cuiabá)
Dalton de Souza Amorim – USP (Ribeirão Preto)
Lucia Helena Gratão – UEL (Londrina)
Farid Nourani – UNESP ( Rio Claro)
 
 
v 12:00horas – Almoço
v 14:00horas – “Utopias que se transformaram em realidade” - Relatos de alunos e ex-alunos.
v 16:00 a 18:00horas – Apresentação de Painéis
v Lançamento do novo livro do Prof. Genebaldo Freire Dias: “Dinâmicas e Instrumentação para Educação Ambiental”.
v  18:00 ás 20:00horas – Espaço Cultural
“Orquestra de Violeiros de São Carlos”
Local: Salão de Eventos do CEFER/USP
 
15/12/2010
 
v 8:00 horas – Mesa Redonda -“Caminhos viáveis para a Transformação de Utopia em Realidade”.
 
Componentes da Mesa:
 
Izabel Cristina de Moura Carvalho – PUC (RS)
Berenice Gehlen Adams – APOEMA Produções Para didáticas ( RS)
Irani Cristina Silvério Tirelli – Colégio Salesiano – Lorena (SP)
Gilberto Passos de Freitas – Tribunal de Justiça (SP)
Solange Terezinha de Lima Guimarães – UNESP (Rio Claro)
 
v 13:00 horas – Almoço
v 15:00 horas - Palestra de encerramento
Genebaldo de Freire Dias – PUC (Brasília)
“Avaliação Final e leitura do documento “Propostas para a Construção de um Mundo Melhor”
Espaço Cultural
Orquestra Sinfônica da UFSCar
Local: Salão de Eventos do CEFER/USP
Entrega dos Certificados 
 
DATAS IMPORTANTES: 
 
CRONOGRAMA

Envio de resumos
até 19/11/2010*


Pagamentos com desconto
até 31/10/2010

Graduandos – R$ 80,00
Pós-Graduandos e Profissionais – R$ 100,00

Pagamentos sem desconto
de 01/11/2010 a 19/11/2010

Graduandos – R$ 100,00
Pós-Graduandos e Profissionais – R$ 120,00

Evento

13, 14 e 15 de dezembro de 2010
* Após dia 19 de novembro de 2010 inscrições somente no evento.

Nenhum comentário: