Dica prática para descartar resíduos domésticos sem sacolinhas

Saco de Jornal


Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa. Se o lixo é limpo, como de escritório, pode ir direto p a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro, o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. Veja:



1. Você pode usar de 1 a 3 folhas de jornal juntas, para q o saquinho fique + resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca.

2. Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, mantendo a base para baixo.

3. Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.

4. Vire a dobradura “de barriga para baixo”, escondendo a aba que você acabou de dobrar.

5. Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda.

6. Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.

7. Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.

8. Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura.

9. Abrindo a parte de cima, eis o saquinho.

10. É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo.

11. Pronto!



Fonte: http://meumundosustentavel.com/2010/saco-de-jornal/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confecção de mini-livro

Lançamento de livro infantil ASSIM NASCEU JESUS