Uma Nova Ciência para a Cultura da Sustentabilidade

Uma Nova Ciência para a Cultura da Sustentabilidade


Bere Adams



Dia 5 de novembro comemora-se o Dia da Cultura e da Ciência, uma data, no mínimo, interessante para se fazer uma reflexão. Vamos começar por pensar sobre cada um destes conceitos.

Segundo o Dicionário Michaelis on-line, a palavra Cultura pode ter significados diversos: Ação, efeito, arte ou maneira de cultivar a terra ou certas plantas; terreno cultivado; vários significados na área da Biologia; estudo; desenvolvimento intelectual; civilização; conhecimentos; técnicas e artefatos, padrões de comportamento e atitudes que caracteriza uma determinada sociedade; conteúdo social; tipos de casas, entre outros. A maioria dos significados são focados no contexto das formas de vida dos seres humanos.

Agora veremos o conceito Ciência. Conforme o mesmo dicionário, Ciência também possui diversos significados: ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo ou observação e classificação de fatos; erudição, instrução, literatura; soma dos conhecimentos práticos que servem a determinado fim; conhecimentos humanos considerados no seu todo, segundo a sua natureza e progresso; conhecimento das coisas práticas da vida.

A partir destes conceitos pode-se concluir que é a partir da Cultura e da Ciência que os seres humanos evoluem como civilização, porém, essa evolução cultural e científica tem um preço alto a  ser pago: as consequências incalculáveis da má utilização dos processos científicos e tecnológicos que formaram a atual sociedade do consumo. Basicamente faltou uma análise das consequências de tudo o que foi criado e inventado ao longo da história, e esse processo se acelerou há pouco mais de 50 anos num ritmo assustador, que precisa ser freado para a sustentabilidade da vida.

Então, fica a reflexão sobre a nossa Cultura e sobre o poder da Ciência. É preciso que a Ciência se redescubra em si mesma no que se refere a devolver ao ambiente o que lhe é devido: uma nova forma de viver, uma nova Ciência para a Cultura da Sustentabilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confecção de mini-livro

Lançamento de livro infantil ASSIM NASCEU JESUS