Consumo consciente e a Páscoa

Consumo consciente e a Páscoa

Berenice Gehlen Adams


Por todos os cantos surgem muitas campanhas que apelam para o consumo consciente, e é sobre este tema que me dedico para refletir.


O consumo consciente é aquele que busca uma forma de consumo moderado, que garante suprir as necessidades básicas, que não esbanja, nem desperdiça, sendo importante optar por produtos que estejam inseridos em programas de qualidade ambiental que são produzidos e comercializados impactando o mínimo possível o meio ambiente. Entretanto, é preciso redobrar a atenção em relação a estes chamamentos ecológicos por parte de empresas para não cairmos em armadilhas criadas por uma nova ciência chamada neuromarketing.


A bandeira do consumo consciente nos revela que estamos consumindo de forma inconsciente, e que esta forma de consumo se baseia na compra de itens supérfluos, desperdício de alimentos e recursos naturais como água e energia elétrica, e que não evidencia uma preocupação sobre o impacto que muitos produtos que adquirimos geram ao meio ambiente .


Uma das formas, entre tantas outras, que nosso sistema econômico nos incentiva a permanecer nesta ciranda de consumo inconsciente é a da utilização de apelos publicitários feitos em proximidade de datas comemorativas, e os que mais vendem são os que mexem com nossas relações afetivas, pelo ato de presentear, desde o Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, Páscoa, que por sinal, está se aproximando.


Neste período de Páscoa é o chocolate se destaca no cenário do consumismo. Tem ovos e coelhinhos por todos os lados. Como sou alta, em certos mercados os ovos de Páscoa tocam em minha cabeça. Além de, em excesso, o chocolate prejudicar a saúde, nem sabemos ao certo como este é produzido.


Recentemente assisti a um documentário que denuncia trabalho escravo de crianças que colhem o cacau para ser vendido aos grandes produtores de chocolate, e fiquei impressionada. É uma realidade que eu desconhecia completamente. O documentário está disponível no YouTube, e encontra-se pelo título: “O lado Negro do Chocolate”.


Optar pelo consumo consciente significa, também, ampliar nossos conhecimentos em relação aos itens que colocamos em nossa cesta de compras. Desta forma, pouco a pouco, nos conscientizamos de que somente mudando efetivamente nossos hábitos de consumo é que mudaremos, também, as condições de vida no Planeta.

 
Fonte: Informativo Apoema 97 (14/04/2011) – http://www.apoema.com.br


Comentários

ecopedagogia disse…
Prezados do BLOG APOEMA,
Amei o blog verde, o qual está sendo divulgado em minha página: wwww.bela-ecopedagogia.blogspot.com
Muito bom saber deste espaço ECOPEDAGÓGICO...com certeza, a NATUREZA ficará mais bonita, amada e reconhecidada de fato...
Atenciosamente/Luciana Ribeiro

Postagens mais visitadas deste blog

Confecção de mini-livro

Lançamento de livro infantil ASSIM NASCEU JESUS