quinta-feira, maio 05, 2011

A Educação Ambiental e as representações de meio ambiente

A Educação Ambiental e as representações de meio ambiente

Berenice Gehlen Adams


A maneira como atuamos no mundo indica a forma como percebemos o meio ambiente e o que este representa para nós. Alguns especialistas identificaram três tipos de representações de meio ambiente na percepção humana.


A primeira forma identificada é a de uma representação mais naturalista, onde o ambiente é representado especificamente pela natureza envolvendo a fauna, a flora e os elementos naturais, como a água, o ar, os solos. Esta representação sinaliza uma visão de que o meio ambiente é como uma paisagem onde o meio urbano não está inserido.


A segunda forma de representação aponta para uma visão mais antropocêntrica, onde o ser humano é percebido como centro ou senhor da natureza, onde a natureza existe para servi-lo.


Como terceira forma de representação, os especialistas indicam uma percepção mais global ou sistêmica, onde o ser humano é concebido como ser integrante do meio ambiente. Nesta visão mais abrangente fica claro que toda e qualquer ação humana tem uma reação no meio ambiente e vice-versa.


Estas três diferentes formas de representação também delineiam diferentes ações e vertentes educativas ambientais, sendo possível identificar quais representações estão nelas embutidas, como por exemplo: deixar a Educação Ambiental a cargo de professores das áreas das Ciências indica uma representação naturalista; trabalhar a temática da reciclagem sem desenvolver um senso em relação ao consumo sustentável aponta a visão antropocêntrica; e, por último, inserir a Educação Ambiental de forma interdisciplinar, sem estabelecê-la como uma disciplina específica, evidencia uma percepção ambiental mais global ou sistêmica.


Hoje fica cada vez mais evidente que a vida ocorre de forma integrada, sistêmica e complexa, e é imprescindível inserir esta visão em nossas práticas educacionais, porque não restam dúvidas de que precisamos mudar nossos padrões culturais que se perpetuam através da educação.
 
Fonte: Informativo Apoema 99 - MAIO/2011

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