Sem água, sem vida

Sem água, sem vida
Bere Adams






A água é um elemento natural que mantém a vida no planeta e é considerado um recurso renovável graças ao ciclo hidrológico, que se mantém desde a formação da hidrosfera e da atmosfera, há aproximadamente 3,8 bilhões de anos atrás. Mas é possível perceber que nem o ciclo hidrológico tem aguentado a interferência humana e a falta de valorização deste bem tão precioso chamado ÁGUA.


O problema é que parece que a água não é tão fundamental assim, afinal, como algo, que basta abrir uma torneira e está ali, à nossa disposição, pode ser tão importante? “Para que vou economizar água se posso pagar por ela?”, alguns se perguntam. “A vida inteira esta calçada foi lavada com mangueira e vou continuar, ora bolas!”, afirmam algumas pessoas. E é esta ilusória abundância da água que nos deixa cegos da sua importância.


Eu não tenho, na lembrança, um verão que tenha sido mais quente e com pouca chuva quanto este de 2012. A chuva até que veio, mas em baldes, tempestades que trouxeram em poucas horas a água que deveria vir do céu aos poucos, bem dividida entre os dias do mês. É como ganhar uma bolada na loteria e gastá-la toda de uma só vez. A água se vai toda rapidinho, assim como veio, não tendo tempo para penetrar na terra.


Hoje, no Dia Mundial da Água, vamos pensar nela e no que ela representa em nossa vida, no dia a dia, e vamos nos propor a ter mais cuidado com este bem tão precioso, que cai do céu, sim, mas que além de matar a nossa sede traz pureza para nossa alma.


Rubem Alves, escritor mineiro, em um de seus lindíssimos textos trouxe a tona um ditado antigo: “É a necessidade que faz o sapo pular”. E ele traduziu assim: “É a necessidade que faz a cabeça pensar”. Segundo ele, “quando a gente não sente necessidade a inteligência não se move. Fica paradona, preguiçosa. E se recusa a aprender um punhado de coisas que, na escola, querem que ela aprenda. Às vezes a inteligência se recusa a aprender precisamente porque ela é inteligente! Ela pergunta: para que aprender uma coisa de que não necessito? Mas a sede é uma necessidade. Sem água a gente morre”.


Hoje, e sempre, é dia para se pensar na água para perceber e tomar consciência de que ela é fundamental.


Feliz Dia Mundial da ÁGUA!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confecção de mini-livro

Lançamento de livro infantil ASSIM NASCEU JESUS