segunda-feira, setembro 16, 2013

Seja muito bem-vindo, setembro! Já estamos te esperando, primavera! - Informativo Apoema 173

Ipê roxo - E.E. Antonio Vieira (Foto: Pedro Adams)

É setembro
Bere Adams

Finalmente, setembro chegou, trazendo em seu interior o maior presente da natureza: a primavera. Ela chega daqui a alguns dias, mas já está dando seus sinais nas madrugadas com os ensaios dos sabiás e com as flores que, apressadas, desabrocham nos ipês. Poderemos abrir janelas e portas para receber a estação de brotação e de temperaturas mais amenas, pelo menos é o que se espera.

O mês de setembro é o mês mais belo do ano, principalmente deste ano, que teve um dos invernos mais frios e chuvosos dos últimos tempos. Conforme o portal da Climatempo, o mês de agosto de 2013 ficará marcado na história climática do Brasil e da América do Sul pelas três fortes ondas de frio que causaram três episódios de nevadas amplas no Sul do país e episódios de neve no Uruguai e na Argentina. Apesar do lindo cenário, a neve atípica traz sérios problemas para o meio ambiente e para a população que não está preparada para tanto frio. E se isso não bastasse, acompanhando o frio intenso, o mês de agosto trouxe chuva, muita chuva, e uma das piores enchentes da história do Estado do Rio Grande do Sul, afetando mais de oito mil pessoas dos vinte e nove municípios atingidos, conforme divulgou a Defesa Civil do Estado, tornando-se um evento que levará muito tempo para ser esquecido. Alguns especialistas têm alegado que estes estremos, de muito frio e muita chuva, são um dos resultados das mudanças climáticas provocadas, principalmente, pela interferência humana no meio ambiente. Mas, o inusitado de toda esta situação foi ficarmos sem abastecimento de água por alguns dias, o que mostra a maestria da natureza em se tratando de imprevistos, ampliando o raio dos atingidos da enchente para além do imaginável. Por uma grande ironia, mesmo estando no décimo andar de um local distante dos alagamentos, a enchente chegou lá de forma diferente, deixando as torneiras sem serventia.

Tudo passa, e esse frio e essa enchente, também passarão, mas não sem antes nos deixar, mais uma vez, muitas lições de casa para que possamos nos prevenir, caso estes fenômenos retornem. Em breve, com a troca de estação, vamos poder viver um pouco mais aliviados. Seja muito bem-vindo, setembro! Já estamos te esperando, primavera!


Bere@apoema.com.br

quinta-feira, setembro 12, 2013

Lançamento da 45ª PUBLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

EDITORIAL DA 45ª PUBLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
Setembro-Novembro/2013

Esta edição, novamente, apresenta o trabalho de muitas mãos que se entrelaçam em suas atividades, de muitas mentes que se sintonizam pelos seus objetivos, demuitos braços que se abraçam pelos ideais, de muitos olhares que enxergam um mundo diferente, um trabalho em equipe que integra inúmeros grupos. São muitos toques, dicas, relatos de experiências, compartilhamentos de ações que estão mudando o mundo, e para melhor, e por isto o tema que permeou a publicação foi: Educação ambiental e a sensibilidade de cada um.

A frase que colocamos no cabeçalho da edição é dirigida, não somente a professores, mas também a todas as pessoas que monitoram e coordenam atividades relacionadas às questões ambientais, pois nos instiga a provocação, a reação, a ação:

"O planeta precisa do professor provocador, que inquiete e estimule os alunos a pensarem, questionarem, refletirem e ousarem agir em prol de questões maiores". Suzana Machado Padua

Para Sandra Barbosa, uma das editoras responsáveis pela publicação, este "é um trabalho continuo , responsável e cansativo, mas o produto final é a satisfação de ter colocado um tijolo na contrução da mudança do planeta. Esta edição traz trabalhos muito bons, e nos leva a um debate íntimo e coletivo sobre como nos comportar com os recursos naturais e culturais. Neste mês de setembro em que comemoramos a data suprema de liberdade da nossa pátria, a edição expõe ideias e ideais sobre educação ambiental".

São inúmeros os projetos que nascem motivados por experiências provocativas e inquietantes expostas na revista, tanto em escolas quanto em outras instituições.
Valdir Lamim Guedes, colaborador e titular da seção: Práticas de Educação Ambiental, destaca a importância desta publicação para o meio acadêmico que é revelada na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde, além de ser analisada em 21 áreas, a revista é B3 em duas áreas, incluindo na interdisciplinar e em educação é B4.

A cada edição nos surpreendemos com a intensa visitação recebida, o que nos motiva a oferecer aos nossos leitores e as nossas leitoras uma gama de materiais cada vez mais variada.

O nosso contador de visitas registra 4.388.882 acessos totais no dia 7 de setembro. O número de visitas diárias varia entre 5.000 e 10.000, e o nosso recorde foi de 12.596 visitas no dia 20 de maio deste ano. São números surpreendentes para uma publicação educacional, sem fins comerciais e sem publicidade, o que revela um grande interesse por caminhos novos pela Educação Ambiental.


Realmente, é muita gente prestigiando esse trabalho que se propõe a ser uma ferramenta para incentivar as necessárias mudanças que precisam, urgentemente, ocorrer, dentro e fora de nós.

Agradecemos a cada um de vocês, pela participação, muito obrigada!

Boa leitura!
www.revistaea.org
Bere Adams e Equipe da EA em Ação
Foto: Bere Adams

terça-feira, setembro 10, 2013

Retomada do Informativo Apoema



Retomada do Informativo Apoema - Agora quinzenal



Edição da quinzena (27/08/2013) Informativo Apoema 172

Está disponível a edição da quinzena (27/08/2013): o Informativo Apoema 172. Esta edição trata da retomada do informativo - que ficou suspenso por 8 meses - que desperta em pleno inverno para dar continuidade na sua proposta de disseminar informações diversas sobre as questões ambientais e Educação Ambiental propriamente dita. Traz um poema sobre o inverno, e no seu Zoom o informativo aborda o tema da poluição luminosa, ainda pouco tratado e divulgado. Alem disso, traz textos informativos sobre cachoeiras e pegada ecológica Estamos felizes por retomar esta atividade tao gratificante, e desejamos que façam bom proveito!

Edição ANO 5 - VOL 172 - 27/AGO/2013






Em breve, lançamento da 45ª edição da REVISTA on-line



Aguarde!
Educação Ambiental em Ação.

www.revistaea.org