Seja muito bem-vindo, setembro! Já estamos te esperando, primavera! - Informativo Apoema 173

Ipê roxo - E.E. Antonio Vieira (Foto: Pedro Adams)

É setembro
Bere Adams

Finalmente, setembro chegou, trazendo em seu interior o maior presente da natureza: a primavera. Ela chega daqui a alguns dias, mas já está dando seus sinais nas madrugadas com os ensaios dos sabiás e com as flores que, apressadas, desabrocham nos ipês. Poderemos abrir janelas e portas para receber a estação de brotação e de temperaturas mais amenas, pelo menos é o que se espera.

O mês de setembro é o mês mais belo do ano, principalmente deste ano, que teve um dos invernos mais frios e chuvosos dos últimos tempos. Conforme o portal da Climatempo, o mês de agosto de 2013 ficará marcado na história climática do Brasil e da América do Sul pelas três fortes ondas de frio que causaram três episódios de nevadas amplas no Sul do país e episódios de neve no Uruguai e na Argentina. Apesar do lindo cenário, a neve atípica traz sérios problemas para o meio ambiente e para a população que não está preparada para tanto frio. E se isso não bastasse, acompanhando o frio intenso, o mês de agosto trouxe chuva, muita chuva, e uma das piores enchentes da história do Estado do Rio Grande do Sul, afetando mais de oito mil pessoas dos vinte e nove municípios atingidos, conforme divulgou a Defesa Civil do Estado, tornando-se um evento que levará muito tempo para ser esquecido. Alguns especialistas têm alegado que estes estremos, de muito frio e muita chuva, são um dos resultados das mudanças climáticas provocadas, principalmente, pela interferência humana no meio ambiente. Mas, o inusitado de toda esta situação foi ficarmos sem abastecimento de água por alguns dias, o que mostra a maestria da natureza em se tratando de imprevistos, ampliando o raio dos atingidos da enchente para além do imaginável. Por uma grande ironia, mesmo estando no décimo andar de um local distante dos alagamentos, a enchente chegou lá de forma diferente, deixando as torneiras sem serventia.

Tudo passa, e esse frio e essa enchente, também passarão, mas não sem antes nos deixar, mais uma vez, muitas lições de casa para que possamos nos prevenir, caso estes fenômenos retornem. Em breve, com a troca de estação, vamos poder viver um pouco mais aliviados. Seja muito bem-vindo, setembro! Já estamos te esperando, primavera!


Bere@apoema.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confecção de mini-livro

Lançamento de livro infantil ASSIM NASCEU JESUS