Algumas impressões sobre o Simpósio de EA da USP

Algumas impressões sobre o

SIMPÓSIO COMEMORATIVO DOS 15 ANOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECURSOS HÍDRICOS: TRANSFORMANDO UTOPIA EM REALIDADE (realizado nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2010, na cidade de São Carlos-SP, no Campus I da USP - anfiteatro Jorge Caron)

O Simpósio promoveu uma riquíssima integração entre professores, alunos, ex-alunos e funcionários que participaram da organização do evento, além de apresentarem relatos emocionados de suas práticas que buscam concretizar a utopia que cada um visualiza para um mundo melhor.

O  evento alcançou plenamente seu objetivo de "proporcionar um fórum de debates e intercâmbio de experiências nos âmbitos local, regional e nacional, abordando temas relevantes para a educação ambiental", e os trabalhos apresentados pelos alunos e ex-alunos, tanto em painéis como nos relatos orais, foram da mais alta qualidade evidenciando muita pesquisa aliada a criatividade para a busca de soluções e de ações que minimizem problemas ambientais constatados em suas realidades. Foi muito prazeroso perceber uma equipe unida e guerreira, que se formou ao longo de 15 anos de história do Curso de Especialização em Educação Ambiental.

Marcaram presença importantes nomes da Educação Ambiental do País, e eu tive a honra de estar entre eles para também dar a minha contribuição. Entre os palestrantes estiveram: Luiz Augusto Passos (UFMT), Antonio Carlos Diegues – NUPAUB - USP (SP), Kaka Werá – Fundação Peirópolis e UNIPAZ - Instituto Arapoty, Silvia Regina Paes – FATEC, São Sebastião (SP), Jair Schmitt – NEPECAB/UFAM - IBAMA ( Brasília), Lucia Helena Gratão – UEL (Londrina), Farid Nourani – UNESP ( Rio Claro)

Ainda estiveram presentes na Mesa Redonda “Caminhos viáveis para a Transformação de Utopia em Realidade,” na qual participei apresentando uma reflexão acerca da Educação Ambiental e Mudanças de Atitudes: Irani Cristina Silvério Tirelli – Colégio Salesiano – Lorena (SP), Solange Terezinha de Lima Guimarães – UNESP (Rio Claro) e Dalton de Souza Amorim – USP (Ribeirão Preto).


Fotos:  Debora e  Roseli (USP)




O evento contou com a apresentação belíssima da “Orquestra de Violeiros de São Carlos” no Salão de Eventos do CEFER/USP.


Como palestra final, Genebaldo Freire Dias – PUC (Brasília) apresentou uma espetacular simulação para sensibilização do público, além de relatar fatos e apresentar fotos de sua participação na COP 16, em Cancun (México).

Foi uma experiência gratificante, não somente pela sua abrangência e amplitude acadêmica, mas pela troca de olhares, de palavras, de sonhos, de ideais que nos reabastecem para prosseguir caminhando na direção da sustentabilidade ambiental.
 
Por Bere Adams.

Comentários

Olá Berenice! Meu nome è Grayce, eu cliquei para vc na sua apresetação no simpósio, lembra?
o meu trabalho de sensibilização em EA está no blog na escola onde trabalho: http://escolasokadobrasil.blogspot.com/2011/01/atividades-de-educacao-ambiental-com-os.html

http://escolasokadobrasil.blogspot.com/2011/01/educacao-ambiental-vivencias.html#comment-form

fique à vontade para comentar!

parabéns pela apresentação no simpósio!
um abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Confecção de mini-livro

Lançamento de livro infantil ASSIM NASCEU JESUS