sábado, dezembro 18, 2010

Algumas impressões sobre o Simpósio de EA da USP

Algumas impressões sobre o

SIMPÓSIO COMEMORATIVO DOS 15 ANOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECURSOS HÍDRICOS: TRANSFORMANDO UTOPIA EM REALIDADE (realizado nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2010, na cidade de São Carlos-SP, no Campus I da USP - anfiteatro Jorge Caron)

O Simpósio promoveu uma riquíssima integração entre professores, alunos, ex-alunos e funcionários que participaram da organização do evento, além de apresentarem relatos emocionados de suas práticas que buscam concretizar a utopia que cada um visualiza para um mundo melhor.

O  evento alcançou plenamente seu objetivo de "proporcionar um fórum de debates e intercâmbio de experiências nos âmbitos local, regional e nacional, abordando temas relevantes para a educação ambiental", e os trabalhos apresentados pelos alunos e ex-alunos, tanto em painéis como nos relatos orais, foram da mais alta qualidade evidenciando muita pesquisa aliada a criatividade para a busca de soluções e de ações que minimizem problemas ambientais constatados em suas realidades. Foi muito prazeroso perceber uma equipe unida e guerreira, que se formou ao longo de 15 anos de história do Curso de Especialização em Educação Ambiental.

Marcaram presença importantes nomes da Educação Ambiental do País, e eu tive a honra de estar entre eles para também dar a minha contribuição. Entre os palestrantes estiveram: Luiz Augusto Passos (UFMT), Antonio Carlos Diegues – NUPAUB - USP (SP), Kaka Werá – Fundação Peirópolis e UNIPAZ - Instituto Arapoty, Silvia Regina Paes – FATEC, São Sebastião (SP), Jair Schmitt – NEPECAB/UFAM - IBAMA ( Brasília), Lucia Helena Gratão – UEL (Londrina), Farid Nourani – UNESP ( Rio Claro)

Ainda estiveram presentes na Mesa Redonda “Caminhos viáveis para a Transformação de Utopia em Realidade,” na qual participei apresentando uma reflexão acerca da Educação Ambiental e Mudanças de Atitudes: Irani Cristina Silvério Tirelli – Colégio Salesiano – Lorena (SP), Solange Terezinha de Lima Guimarães – UNESP (Rio Claro) e Dalton de Souza Amorim – USP (Ribeirão Preto).


Fotos:  Debora e  Roseli (USP)




O evento contou com a apresentação belíssima da “Orquestra de Violeiros de São Carlos” no Salão de Eventos do CEFER/USP.


Como palestra final, Genebaldo Freire Dias – PUC (Brasília) apresentou uma espetacular simulação para sensibilização do público, além de relatar fatos e apresentar fotos de sua participação na COP 16, em Cancun (México).

Foi uma experiência gratificante, não somente pela sua abrangência e amplitude acadêmica, mas pela troca de olhares, de palavras, de sonhos, de ideais que nos reabastecem para prosseguir caminhando na direção da sustentabilidade ambiental.
 
Por Bere Adams.

Um comentário:

Ciências Naturais e Educação Ambiental disse...

Olá Berenice! Meu nome è Grayce, eu cliquei para vc na sua apresetação no simpósio, lembra?
o meu trabalho de sensibilização em EA está no blog na escola onde trabalho: http://escolasokadobrasil.blogspot.com/2011/01/atividades-de-educacao-ambiental-com-os.html

http://escolasokadobrasil.blogspot.com/2011/01/educacao-ambiental-vivencias.html#comment-form

fique à vontade para comentar!

parabéns pela apresentação no simpósio!
um abraço!