Nota à população que vive e trabalha na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos


RIO SUSTENTÁVEL COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS
COMO FAZER A SUA PARTE?


(Foto do Rio dos Sinos - Bere Adams)


A condição das águas da Bacia do Rio dos Sinos está extremamente crítica devido à ausência de chuvas. Com a diminuição da quantidade de água, a sua qualidade também piora porque ela não consegue diluir toda a carga que é lançada diariamente nos arroios e rios que formam a malha hídrica. 


A nossa Bacia ocupa 1,3% da área do Estado, mas atende cerca de 13% da população gaúcha, onde se produz mais de 15% de toda a riqueza (PIB) do Rio Grande do Sul. Por isso, os recursos hídricos locais são utilizados por diversos setores (indústria, agricultura e outros), alguns dos quais já tomaram medidas para reduzir a quantidade de água que é captada dos rios. Além disso, o racionamento no fornecimento de água para a população que vive e trabalha na Bacia Sinos já é uma realidade em parte dos municípios da região. 


Por isso, nesta hora é importante que cada pessoa tenha em mente que todos temos um papel fundamental frente à crise pela qual passa a Bacia do Sinos. E, da mesma forma, todos precisam contribuir para a redução do consumo de água.
Considerando a média gaúcha de 150 litros diários de água consumidos por cada pessoa (para beber, na higiene pessoal, descarte de esgotos, limpeza das residências, lavagem de roupa, para preparação de alimentação, etc)*, apostamos que é possível, com um esforço coletivo, reduzir esse consumo em um terço, passando para 100 litros/dia por pessoa. 


O que poderia aumentar em 5% o volume da água do Rio dos Sinos em épocas de pouca chuva.


Mas como saber quanto cada um consume de água? É simples: basta acompanhar a fatura de água mensal.
Para consumir 100 litros por pessoa por dia, para 30 dias teremos 30 x 100 litros = 3.000 litros ou 3 metros cúbicos (m3) por mês.


Assim:
1 pessoa - 3 m3/mês
2 pessoas - 6 m3/mês
3 pessoas - 9 m3/mês
4 pessoas - 12 m3/mês
5 pessoas - 15 m3/mês


Vamos participar?


(*) Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) - www.snis.gov.br

Castor Becker Júnior
Jornalista
Reg. prof. 8862/DRT-RS
(51) 9826-3226

COMITESINOS
Ramal Interno: 5508
Fone Externo: 51 3590.8508
Site: www.comitesinos.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confecção de mini-livro

Lançamento de livro infantil ASSIM NASCEU JESUS