Revista eletrônica Educação Ambiental em Ação

Convite para lançamento on-line da
39ª Edição da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação

Editorial Março-Maio/2012

“Depois de nos precavermos contra o frio, a fome e a sede, tudo o mais não passa de vaidade e excesso.” (Séneca)

Esta frase serviu de inspiração para a equipe da revista trabalhar nesta edição que inaugura o ano de 2012 com muita Educação Ambiental focada em valores e atitudes.

Fomos, também, incentivados pelo desejo e pela necessidade de uma tomada de consciência mais profunda, aquela que realmente sensibiliza e promove mudanças em diversos setores da sociedade, através da Educação Ambiental, diante de tantas situações preocupantes que vivenciamos na atualidade.

Há excessos, há faltas, e assim, há o desequilíbrio, não só o ambiental, como também o vivencial. Presenciamos situações inimagináveis de descaso e abandono. Um caos social (e político) se reflete no ambiental, e o nosso maior objetivo é colaborar para minimizar situações provocadas por atitudes desmedidas e gananciosas.

É por isto que esta edição está repleta de ações, dicas, sugestões, relatos de experiências em Educação Ambiental através de artigos, entrevistas e textos, espalhados em diversas seções que a compõe. Estes trabalhos indicam ou sinalizam soluções para muitos dos problemas enfrentados confirmando que a Educação Ambiental é uma das mais potentes ferramentas para a promoção destas mudanças.

Para nós, trata-se de um importante evento de Educação Ambiental o lançamento desta revista, e por falar em eventos, o ano de 2012 tem marcado em seu calendário dois importantíssimos na área da Educação Ambiental (Ver Seção Divulgação de Eventos da Edição 38). O primeiro deles é o VII Fórum de Educação Ambiental Brasileiro (http://viiforumeducacaoambiental.org.br/ ), que ocorre neste mês de março. Ou seja, o forno já está quente, a massa está sendo preparada e falta pouco para este “bolo” ficar pronto para ser “saboreado”. O segundo importante evento é o da Rio + 20 (http://www.rio20.gov.br/) , ou a nova Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que será realizada de 13 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

E é com a frase de Dale Carnegie que encerro este editorial: ‎"A maior parte das coisas importantes no mundo foram realizadas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver esperança de modo algum."(Dale Carnegie)

Boa leitura e boas ações ambientais

www.revistaea.org


Berenice Gehlen Adams e equipe da Educação Ambiental em Ação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confecção de mini-livro

Lançamento de livro infantil ASSIM NASCEU JESUS