terça-feira, janeiro 08, 2013

Um 2013 mais pé no chão



Um 2013 mais pé no chão
Por Bere Adams

Você se lembra qual foi a última vez que andou de pé no chão, diretamente na terra? Poucos vão responder que sim, dizendo que fazem isto com certa frequência, outros dirão que não, pois isso não acontece há muito tempo e muitos dirão simplesmente que não se lembram.  Esta mesma resposta será dada para diversas perguntas relacionadas aos nossos “contatos imediatos com a natureza”, como por exemplo: Qual foi a última vez que você tomou um gostoso banho de chuva (não vale os inesperados)? Quando você colheu uma fruta do pé, ou uma hortaliça? Quando foi que você afofou a terra para plantar?

As nossas respostas para estas questões, na maioria, são negativas, pois vivemos em um sistema que nos retira do colo da mãe Terra de uma forma que nem sequer percebemos. Aos poucos somos “raptados” do nosso “estado humano natural” para sermos incluídos no sistema social de produção, quer seja de bens materiais ou prestação de serviços, não importa. O que mais me preocupa nisso tudo são as conseqüências que este distanciamento com a Terra provoca na humanidade, e, sobretudo, no meio ambiente. Estamos tão distanciados que nem nos impressionamos mais o caos ambiental que nos rodeia... Estamos “anestesiados” desta realidade por estarmos distanciados dela.

Pelo bem do Planeta e de todos nós, precisamos voltar a nos sentir TERRA. Vamos incluir a Terra em nossas agendas: marcar horários com parques, rios, campos, com os nossos quintais, com o ar LIVRE, com os pés no chão. Temos 365 dias e a melhor hora de planejarmos como eles serão é agora!



Publicada no Jornal NH em 7 de janeiro de 2013

Nenhum comentário: