CONVITE PARA O LANÇAMENTO ON-LINE 49ª EDIÇÃO DA REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO / SETEMBRO – 2014


CONVITE PARA O LANÇAMENTO ON-LINE 49ª EDIÇÃO DA REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO / SETEMBRO – 2014



Chegou setembro, tempo de renovação, de brotação, que já anuncia a proximidade da primavera com os ensaios dos sabiás que cantam antes do dia amanhecer. Cá estamos nós, apresentando, com muita alegria, o nascimento de mais uma edição da revista virtual Educação Ambiental em Ação.

Esta edição foi inspirada pela frase: "Não basta que seja pura e justa a nossa causa, é necessário que a pureza e a justiça existam dentro de nós" (César Octavio López).

A frase nos remete à necessidade de uma ação que seja coerente com o que buscamos, e sugere que haja coerência entre o que pregamos e o que fazemos. Os discursos proferidos desde os primeiros movimentos ambientalistas, até os mais recentes, precisam ser colocados em prática, e é neste ponto onde encontramos nossas maiores dificuldades para enfrentarmos esta crise ambiental global, pois estamos diante de uma sociedade (na qual todos estamos inseridos) que já sabe que é necessário mudar, porém, permanece com os mesmos hábitos e com as mesmas atitudes consumistas e degradantes. Até que alguma crise bata à nossa porta, como, por exemplo, a do abastecimento da água, que ocorre em São Paulo e Rio de Janeiro (isto sem falar das demais áreas que enfrentam essa crise já de longa data). Até que cheguem multas nas empresas, por danos que provocaram, ou até que tenhamos alguns problemas de saúde pela má qualidade da vida que levamos... Aí, mudamos, não por consciência, mas por necessidade, infelizmente!

É com a vontade de sermos pró ativose de buscarmos novas posturas, que incentivem o sentir, o conhecer, o cuidado pela vida, que estamos aqui, mais uma vez, compartilhando dezenas de artigos dos mais variados contextos, com distintas experiências de quem vem promovendo a mudança através de pesquisas, projetos, ideias e diversas ações, e são incontáveis os números de pares de mãos que se fazem presente em cada experiência relatada.

Por falar em números, a revista iniciou a sua caminhada em 2002, e desde lá já contamos com mais de 5 milhões e meio de acessos, e este número aumenta a cada dia, indicando que mais e mais pessoas estão buscando alternativas para a promoção das necessárias mudanças. Um dado que muito nos impressionou foi o de termos recebido exatamente 96.236 acessos (ver recorte, abaixo) em um único dia, um dado surpreendente e animador, que extrapola qualquer expectativa que já tivemos na história desta publicação.

Foi no dia 14 de maio de 2014, um dia de muita circulação pela casa virtual da revista, e estes números apenas são importantes pelo incentivo e pelo apoio, pois todos aqui trabalham voluntariamente, doando horas de muitos de seus dias, enobrece nossa ação e mostra que vale a pena, mesmo lutando contra a maré, pois temos certezas de que somos muitos, e juntos, podemos mais.

Uma boa leitura,

Equipe da Educação Ambiental em Ação

www.revistaea.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confecção de mini-livro

Lançamento de livro infantil ASSIM NASCEU JESUS