quinta-feira, março 22, 2012

Sem água, sem vida

Sem água, sem vida
Bere Adams






A água é um elemento natural que mantém a vida no planeta e é considerado um recurso renovável graças ao ciclo hidrológico, que se mantém desde a formação da hidrosfera e da atmosfera, há aproximadamente 3,8 bilhões de anos atrás. Mas é possível perceber que nem o ciclo hidrológico tem aguentado a interferência humana e a falta de valorização deste bem tão precioso chamado ÁGUA.


O problema é que parece que a água não é tão fundamental assim, afinal, como algo, que basta abrir uma torneira e está ali, à nossa disposição, pode ser tão importante? “Para que vou economizar água se posso pagar por ela?”, alguns se perguntam. “A vida inteira esta calçada foi lavada com mangueira e vou continuar, ora bolas!”, afirmam algumas pessoas. E é esta ilusória abundância da água que nos deixa cegos da sua importância.


Eu não tenho, na lembrança, um verão que tenha sido mais quente e com pouca chuva quanto este de 2012. A chuva até que veio, mas em baldes, tempestades que trouxeram em poucas horas a água que deveria vir do céu aos poucos, bem dividida entre os dias do mês. É como ganhar uma bolada na loteria e gastá-la toda de uma só vez. A água se vai toda rapidinho, assim como veio, não tendo tempo para penetrar na terra.


Hoje, no Dia Mundial da Água, vamos pensar nela e no que ela representa em nossa vida, no dia a dia, e vamos nos propor a ter mais cuidado com este bem tão precioso, que cai do céu, sim, mas que além de matar a nossa sede traz pureza para nossa alma.


Rubem Alves, escritor mineiro, em um de seus lindíssimos textos trouxe a tona um ditado antigo: “É a necessidade que faz o sapo pular”. E ele traduziu assim: “É a necessidade que faz a cabeça pensar”. Segundo ele, “quando a gente não sente necessidade a inteligência não se move. Fica paradona, preguiçosa. E se recusa a aprender um punhado de coisas que, na escola, querem que ela aprenda. Às vezes a inteligência se recusa a aprender precisamente porque ela é inteligente! Ela pergunta: para que aprender uma coisa de que não necessito? Mas a sede é uma necessidade. Sem água a gente morre”.


Hoje, e sempre, é dia para se pensar na água para perceber e tomar consciência de que ela é fundamental.


Feliz Dia Mundial da ÁGUA!

domingo, março 18, 2012

Revista eletrônica Educação Ambiental em Ação

Convite para lançamento on-line da
39ª Edição da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação

Editorial Março-Maio/2012

“Depois de nos precavermos contra o frio, a fome e a sede, tudo o mais não passa de vaidade e excesso.” (Séneca)

Esta frase serviu de inspiração para a equipe da revista trabalhar nesta edição que inaugura o ano de 2012 com muita Educação Ambiental focada em valores e atitudes.

Fomos, também, incentivados pelo desejo e pela necessidade de uma tomada de consciência mais profunda, aquela que realmente sensibiliza e promove mudanças em diversos setores da sociedade, através da Educação Ambiental, diante de tantas situações preocupantes que vivenciamos na atualidade.

Há excessos, há faltas, e assim, há o desequilíbrio, não só o ambiental, como também o vivencial. Presenciamos situações inimagináveis de descaso e abandono. Um caos social (e político) se reflete no ambiental, e o nosso maior objetivo é colaborar para minimizar situações provocadas por atitudes desmedidas e gananciosas.

É por isto que esta edição está repleta de ações, dicas, sugestões, relatos de experiências em Educação Ambiental através de artigos, entrevistas e textos, espalhados em diversas seções que a compõe. Estes trabalhos indicam ou sinalizam soluções para muitos dos problemas enfrentados confirmando que a Educação Ambiental é uma das mais potentes ferramentas para a promoção destas mudanças.

Para nós, trata-se de um importante evento de Educação Ambiental o lançamento desta revista, e por falar em eventos, o ano de 2012 tem marcado em seu calendário dois importantíssimos na área da Educação Ambiental (Ver Seção Divulgação de Eventos da Edição 38). O primeiro deles é o VII Fórum de Educação Ambiental Brasileiro (http://viiforumeducacaoambiental.org.br/ ), que ocorre neste mês de março. Ou seja, o forno já está quente, a massa está sendo preparada e falta pouco para este “bolo” ficar pronto para ser “saboreado”. O segundo importante evento é o da Rio + 20 (http://www.rio20.gov.br/) , ou a nova Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que será realizada de 13 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

E é com a frase de Dale Carnegie que encerro este editorial: ‎"A maior parte das coisas importantes no mundo foram realizadas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver esperança de modo algum."(Dale Carnegie)

Boa leitura e boas ações ambientais

www.revistaea.org


Berenice Gehlen Adams e equipe da Educação Ambiental em Ação.

terça-feira, março 13, 2012


Dica de vídeo
DIRT! - um filme absolutamente imperdível

O filme "DIRT! The Movie! " é um documentário excelente, divertido e sério, absolutamente imperdível, que conta a história surpreendente e pouco conhecida da relação entre humanos e o solo vivo, de quanto esses poucos centímetros da camada superficial da Terra são importantes para a sobrevivência e futuro da vida e das sociedades humanas, e de como a agricultura convencional de larga escala o está a destruir:

Um extrato desse filme, a história do beija-flor e do incêndio na floresta contada por Wangari Maathai, já por aqui passou. Agora, vem o resto! Gostei tanto quando o vi há umas semanas na Casa da Horta , integrado no 1º Curso de Planeamento em Permacultura do Porto , que não resisti a partilhá-lo logo que o descobri legendado.

http://blip.tv/gmomovies/terra-6016384




DIRT! The Movie, está desde ontem disponível online no canal gmomovies com legendas em português, com o título "Terra". Aproveitem! É mesmo muito bom!




Fonte: http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/2012/03/dirt-um-filme-absolutamente-imperdivel.html?spref=fb

quinta-feira, março 08, 2012